Sobral

Sobral: Saúde da Mulher realiza mutirão de pré-natal para gestantes de alto risco

Serão ofertadas 100 vagas de avaliação obstétrica, além da ampliação das vagas para ultrassonografia obstétrica

A Secretaria da Saúde, por meio da Célula de Saúde da Mulher, com apoio da Célula de Regulação e Coordenação de Atenção Primária à Saúde (APS), realizará, entre os dias 10 e 14 de abril, um mutirão de consultas pré-natal para gestantes de alto risco do município.

Serão ofertadas 100 vagas de avaliação obstétrica, além da ampliação das vagas para ultrassonografia obstétrica, exames de cardiotocografia fetal e realização de prevenções ginecológicas. Segundo a gerente de Saúde da Mulher, Suelen Dias, o objetivo da ação é garantir o acesso às gestantes com riscos para avaliação interprofissional, incluindo médico obstetra, ultrassonografista, enfermeiro obstetra, nutricionista e psicólogo.

“Com as avaliações mais complexas, ampliaremos o cuidado com as gestantes sobralenses, garantindo também a gestação saudável e o parto seguro, sendo de grande relevância para a redução dos partos prematuros e da mortalidade materno infantil”, afirmou Suelen.

“A ação integrada entre Pré-Natal de Alto Risco e APS corrobora também diretamente para o bem-estar na primeira infância, meta do município de Sobral”, explicou. “Com o mutirão de acesso ao Pré-Natal de Alto Risco, estaremos fortalecendo o cuidado com visão integrada e interprofissional, garantindo uma melhor atenção para nossas gestantes sobralenses, o que refletirá na melhoria da atenção na gestação, parto e nascimento”.

Com o mutirão, Suelen estima que a fila de gestantes de alto risco que aguardam pré-natal será zerada. “As consultas serão marcadas de acordo com a fila que existe no setor de Regulação. Essas solicitações junto à Regulação são feitas pela equipe dos Centros de Saúde da Família (CSF) após a realização do pré-natal, momento em que são identificados fatores de risco”, detalhou Suelem.

De acordo com a gerente da Célula de Regulação do SUS, Nayana Silveira, após o agendamento da consulta, são emitidos comprovantes, chamados “boletos”, que são enviados para os CSFs. “A partir daí, cada CSF entra em contato com o paciente, seja por telefone, agente de saúde ou outro meio, para avisar da consulta. Além do contato feito pelos Centros de Saúde, temos também o Núcleo de Acesso e Comunicação aos Usuários do SUS (NAC-SUS), que entra em contato por telefone, mas esse contato só é possível caso o cadastro esteja atualizado, por isso pedimos sempre que a população mantenha seus dados sempre atualizados no seu CSF de referência”, destacou.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin