Esportes

Fortaleza goleia Ferroviário e avança à final do Campeonato Cearense de 2023

A partida ocorreu neste domingo (19), na Arena Castelão

Fortaleza está na final do Campeonato Cearense. A vaga foi conquistada neste domingo (19), ao vencer o Ferroviário por 4 a 0, na Arena Castelão, pelo jogo de volta da semifinal – na ida, as equipes empataram em 1 a 1. Os gols da volta foram de Lucero, Caio Alexandre, Calebe e Romero.

Em campo, um lance aos 27 minutos do 1º tempo gerou pôlemica e impactou na sequência da partida. Lucero foi derrubado na área e recebeu amarelo por simulação, mas o árbitro de vídeo (VAR) interviu na situação e gerou pênalti, além da expulsão do zagueiro coral Éder Lima. Assim, o Leão abriu o placar no jogo.

Com a classificação, o time leonino também garantiu presença na Copa do Brasil de 2024 – após as mudanças de critério do torneio nacional via CBF. Na decisão estadual, enfrentará o Ceará, que eliminou o Iguatu. O primeiro jogo da final será neste sábado (25), com a volta no dia 1º de março, sábado, com a volta no sábado seguinte, 8, ambos às 16h, na Arena Castelão.

Na sequência de 2023, as equipes voltam a campo na quarta-feira (22), às 21h30, pela rodada final da fase de grupos da Copa do Nordeste. O Leão enfrenta o Santa Cruz, no Arruda, enquanto o Tubarão da Barra tem pela frente o Náutico, nos Aflitos, ambos os jogos em Recife/CE.

Vale ressaltar que os dois times integram o Grupo A estão classificados às quartas de final. Assim como o Ceará, do Grupo B, também classificado matematicamente ao mata-mata do Nordestão.

O RESUMO DO JOGO

0-15m do 1°T | Os primeiros minutos foram de velocidade e disputa de bola. No 4-4-2, o Fortaleza teve a primeira finalização aos 4, com Pochettino mandando por cima, sem perigo. O time tinha mais posse, enquanto o Ferroviário se mantinha mais compacto e apostando no contra-ataque.

15-32m do 1°T | O primeiro susto coral foi aos 18, com Erick Pulga cruzando para Deizinho, livre na área, erra o domínio e não conseguir a finalização. A resposta leonina foi aos 22, com Galhardo chutando para defesa de Douglas Dias. Aos 26, Lucero recebeu carga de Éder Lima na área e recebeu amarelo por simulação. O lance, no entanto, foi avaliado VAR e rendeu pênalti ao Fortaleza e expulsão do defensor coral. Na cobrança, aos 32, o atacante bate forte e abriu o placar: 1×0.

Legenda: Lucero inaugurou o placar para o Fortaleza com gol de pênalti no Clássico das Cores
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza

32-50m do 1°T | Com um a menos e atrás no placar, o Ferroviário foi para o ataque, enquanto o Fortaleza ofereceu o campo e apostou na transição. Aos 39, a estratégia leonina quase surtiu efeito, com triangulação e chute de Caio Alexandre para fora. Já aos 47, o volante teve nova chance, em passe de Lucero, e ampliou o placar, decretando o resultado parcial: 2×0.

Intervalo

0-15m do 2°T | Na volta do intervalo, o Ferroviário colocou Fabão na vaga de Negueba e e reorganizou o sistema defensivo. Apesar disso, na primeria investida, o Fortaleza ampliou com Calebe, logo no minuto inicial: 3×0. Assim, manteve o grande volume e seguiu pressionando, levando perigo com Lucero duas vezes, e ainda reforçou a marcação com Zé Welison no meio-campo.

Legenda: Calebe foi titular no Fortaleza e ampliou o placar logo na volta do intervalo
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza

15-30m do 2°T | O Fortaleza dominou as ações e empilhou oportunidades com Galhardo e Lucero, muitas defendidas pelo goleiro Douglas Dias. O Ferroviário não conseguiu contra-atacar e ficou exposto em campo. Assim, Vojvoda mandou Romero e Pikachu a campo. E logo no primeiro lance, aos 24, o atacante argentino aproveitou falha do arqueiro coral em escanteio e garantiu o 4×0.

30-47m do 2°T | O ímpeto ofensivo permaneceu, com o Fortaleza neutralizando o Ferroviário e permanecendo no ataque. Aos 32, Pochettino recebeu de Romero e mandou um foguete, defendido por Douglas. Para seguir pressionando, Sammuel e Júnior Santos também entraram na partida. Assim, o Leão se garantiu na decisão do Campeonato Cearense de 2023.

ESCALAÇÕES

  • Fortaleza: Fernando Miguel; Brítez, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco (Sammuel); Caio Alexandre, Hércules (Zé Welison), Pochettino (Júnior Santos) e Calebe; Lucero (Pikachu) e Thiago Galhardo (Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
  • Ferroviário: Douglas Dias; Negueba (Fabão), Roni Lobo, Éder Lima, Matheus Silva; Lincon, Felipe Guedes e Thiaguinho (Juninho Quixadá); Deizinho, Erick Pulga (Kiuan) e Ciel (Thalisson). Técnico: Paulinho Kobayashi.

FORTALEZA 4X0 FERROVIÁRIO | FICHA TÉCNICA

  • Competição: Campeonato Cearense – jogo de volta da semifinal.
  • Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE.
  • Data: 19/03/23 (domingo).
  • Horário: 18h30 (de Brasília).
  • Gols: Lucero, aos 32′ 1T (1×0), Caio Alexandre, aos 47′ 1T (2×0), Calebe, no 1′ 2T (3×0) e Romero, aos 24′ 2T (4×0).
  • Cartão amarelo: Bruno Pacheco e Hércules (Fortaleza); Deisinho (Ferroviário).
  • Cartão vermelho: Éder Lima (Ferroviário).

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin