CearáCoronavírus

Feriadão volta a registrar aglomerações no Ceará

Apesar da recomendação do distanciamento social para evitar a disseminação da Covid-19, diversos pontos de Fortaleza e do interior reuniram centenas de pessoas sem uso de máscara durante o feriado prolongado

No mesmo fim de semana em que o Ceará ultrapassou a marca de 260 mil casos da Covid-19, episódios de descumprimento ao isolamento social voltaram a acontecer em diversos pontos do Estado, que está em alerta para o risco de novos casos.

O feriado prolongado por conta do Dia de Nossa Senhora Aparecida, assim como o do 7 de setembro, foi marcado por novos episódios de aglomerações envolvendo banhistas no litoral e pedestres próximos a estabelecimentos. As irregularidades foram registradas em Fortaleza e também no interior.

Nesta segunda-feira (12), a Praia de Iracema ficou lotada, com centenas de banhistas no mar e na faixa de areia. Barracas montadas também geraram acúmulo de pessoas, assim como no calçadão da Avenida Rui Barbosa até o Estoril. A maioria dos que lá estavam, não usava máscara.

No domingo (11), um bar localizado na Praia do Futuro reuniu um alto número de frequentadores. O equipamento de proteção facial indicado para prevenção do SARS-CoV-2, não foi utilizado pelos presentes, elevando o risco de contaminação.

Distante apenas cerca de oito quilômetros dali, o bairro Meireles voltou a ter cenas de aglomeração no último sábado (10). No entorno da Rua João Cordeiro, um bar com música ao vivo atraiu dezenas de pessoas que se amontoaram no local. O trânsito ficou congestionado e a vizinhança novamente registrou queixas.

Em nota, a Polícia Militar do Ceará confirmou que foi acionada para “dispersar uma aglomeração de pessoas em um estabelecimento comercial”. De acordo com a corporação, os soldados dispersaram a multidão. O balanço final da operação do feriado prolongado, contudo, deverá ser divulgado apenas nesta terça-feira (13).

“A PMCE conta com a colaboração da população para cumprir os protocolos de saúde previstos em legislação vigente acerca da prevenção à Covid-19 e esclarece que denúncias de aglomerações de pessoas podem ser feitas por meio do 190”, indicou por meio de nota.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) afirmou que fez ações no Centro e na Avenida Beira-Mar, ocasião em que distribuiu duas mil máscaras de tecido, disponibilizou álcool em gel 70% e orientou sobre a importância do distanciamento social.

O funcionamento de bares continua proibido no Ceará, conforme o último decreto assinado pelo governador Camilo Santana (PT), no dia 10 de outubro. Dessa forma, apenas eventos sociais e shows com até 200 pessoas estão liberados em ambiente aberto nos 44 municípios da Região de Saúde de Fortaleza.

Interior

Procurado pela reportagem para esclarecer os cuidados tomados pelo poder público municipal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara, Ricardo Wagner, não atendeu as ligações.

Já em Guaramiranga, na Serra de Baturité, a movimentação foi registrada na estrada que dá acesso ao Pico Alto. Vídeo publicado nas redes sociais mostra um grande volume de carros e motos. Na cidade, porém, a maior parte dos visitantes estava de máscara.

No fim da tarde de ontem, quando os condutores começaram a retornar para casa, vias estaduais e federais tiveram fluxo intenso de veículos. Na Avenida Washington Soares, que liga a Capital ao Litoral Leste, o trânsito ficou congestionado. Na Rodovia Estruturante, na CE-085, altura do município de Caucaia, motoristas que voltavam do interior precisaram enfrentar uma longa fila de carros.

Casos

Até a última atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Ceará registrou 260.336 infectados pelo novo coronavírus. Deste número, 224.658 estão recuperados e outros 9.135 morreram em decorrência da doença.

A taxa de letalidade, que é a proporção entre os índices de casos e óbitos, marca 3,5%. A Pasta investiga 56.721 casos ao passo que já realizou 877.788 exames.

Ainda segundo os dados compilados pela Pasta, 66,67% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinados ao tratamento de Covid-19 estão ocupados. Nas alas reservadas apenas para adultos, a taxa de internação chega a 68,57%, enquanto na UTI neonatal não há pacientes. A ocupação nos leitos de enfermarias está em 31,51%.

Fortaleza tem 52.170 casos, o que corresponde a 20% do total. Juazeiro do Norte, no Cariri, aparece na sequência com 15.835 confirmações, seguido por Sobral, na Região Norte (12.398); Maracanaú (7.146) e Crato (6.986).

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin