EsportesVideos

Ceará x Bahia pelo o Nordestão: veja horário, onde assistir e prováveis escalações

Invicto em nove jogos na temporada, o Vozão encara o Esquadrão pela 5ª rodada da Copa do Nordeste

De olho em retornar ao G4 da Copa do Nordeste, o Ceará recebe o Bahia, às 21h30, desta quarta-feira (6), em mais uma rodada da competição. Ainda sem derrotas em 9 partidas no ano, o  Alvinegro inicia, diante do Esquadrão Tricolor,  a primeira sequência de clássicos regionais na temporada. O confronto acontece na Arena Castelão, na capital cearense.

O Ceará vem numa sequência de quatro empates, com os dois últimos sofrendo com “apagão” na segunda etapa. Na última rodada da Copa do Nordeste, o Vozão ficou no 2 a 2 contra o ABC. A equipe de Vagner Mancini inicia a rodada na 5ª posição do grupo A, com seis pontos, fora da zona de classificação na primeira fase. No próximo final de semana, a equipe encara o Ferroviário, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Cearense.

Já o Bahia ocupa a liderança do grupo A, com nove pontos somados em quatro partidas. O time de Rogério Ceni vem de quatro triunfos seguidos na temporada, o último foi no final de semana, quando bateu o Jacuipense por 2 a 0, pelo Campeonato Baiano, na Arena Fonte Nova. No regional, o Esquadrão Tricolor bateu o Sport, América-RN e CRB, a única derrota foi para o River-PI.

ONDE ASSISTIR

O confronto será transmitido pelo SBT, Nosso Futebol .

PULGA DO VOZÃO

Com seis gols e uma assistência, o atacante Erick Pulga é o líder em participações diretas nos gols do Ceará no ano. O atleta marcou quatro tentos no Campeonato Cearense, sendo artilheiro da competição, e outros dois na Copa do Nordeste. O bom rendimento vem por conta da sequência dada pelo técnico e a confiança do atleta.

jogador de 23 anos concedeu entrevista ao Jogada 1º Tempo na segunda-feira e falou sobre o momento com a camisa alvinegra. Pulga chegou ano passado no Alvinegro de Porangabuçu, marcou um gol em 18 jogos.

Atacante Erick Pulga comemora ao marcar um dos gols do Ceará no empate em 2 a 2 contra o ABC, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste
Legenda: Erick Pulga é o líder em participações diretas nos gols do Ceará no ano, com seis gols marcados e uma assistênciaFoto: Kid Junior / SVM

“Estou muito feliz pelo momento que estou vivendo, é muito gratificante pra minha carreira marcar esses 6 gols e 1 assistência, em 7 jogos. Isso é fruto de toda a nossa equipe que está trabalhando no dia a dia, desde a pré-temporada, e estou colhendo os frutos […] Também quero agradecer ao Mancini, que chegou e me deu oportunidade, que no ano passado não tive. Ele me deu mais oportunidade para jogar e mais minutagem dentro de campo”, avalia Pulga.

ERICK PULGA

atacante do Ceará

Para o ataque, Mancini tem oito atletas, com concorrência maior nas pontas. Além de Erick Pulga, as opções do comandante alvinegro se fixam em Facundo Castro, Aylon, Saulo Mineiro, Janderson, Barceló, João Victor, Caio Rafael e Daniel Mazerochi. 

RETORNOS NO VOVÔ

A última lista do Centro de Saúde e Performance do Ceará apresentava oito ausências, além do goleiro Fernando Miguel, que passará por cirurgia no joelho. Para o confronto desta noite, o Alvinegro pode ter as voltas do zagueiro Ramon Menezes e dos meias Lourenço e Lucas Mugni, que estavam na reta final de transição. O trio voltou aos treinos com o restante do grupo na última semana.

Além deles, a expectativa é que Lucas Ribeiro, David Ricardo e Jean Írmer, que estavam com conjuntivite viral e não enfrentaram o ABC, também retornem ao banco. Os jogadores treinaram com o grupo no último sábado. Com isso, o cenário contribui para a montagem do time para a partida contra o Bahia.

As ausências, até no banco de reservas, foram sentidas nos últimos dois jogos, quando a equipe sofreu o empate nas duas últimas ocasiões. Diante do Fortaleza e do ABC, Mancini afirmou das dificuldades nas mexidas para mudar os “cenários” nos duelos em questão. Por outro lado, o lateral-esquerdo Matheus Bahia não poderá atuar por força de contrato de empréstimo junto à equipe adversária.

FORÇA DO ESQUADRÃO

O Bahia já fez 14 partidas no ano, com um saldo de 10 triunfos, 1 empate e 3 derrotas. O tricolor tem o melhor ataque dos times da Série A, com 33 gols marcados até aqui. Com atenção dividida entre Copa do Nordeste, Copa do Brasil e o Campeonato Baiano, a defesa foi vazada em 10 oportunidades.

As derrotas foram contra Jequié e Vitória, pelo estadual, e para o River -PI, pela competição regional. Apesar disso, a equipe vem de quatro resultados positivos na temporada.

atacante Rafael Ratão é o artilheiro do Esquadrão, com quatro gols marcados. Logo atrás, a lista tem Éverton Ribeiro, Ademir, Thaciano e Jean Lucas, com três tentos assinalados, cada. A distribuição nos gols é um dos pontos positivos do Bahia na temporada. No próximo sábado, o time baiano encara o Jequié pela partida de ida das semifinais do Campeonato Baiano.

garçom da equipe é de Biel com cinco passes para gols nos jogos até aqui. Caio Alexandre e Cauly tem três assistências na temporada e são outros que despontam no fundamento com o tricolor baiano. Além de Caio, o zagueiro Marcos Victor, formado na base cearense, é outro conhecido do torcedor alencarino.

EQUILÍBRIO NOS CLÁSSICOS

confronto é o 54º na história entre Ceará e Bahia, com uma leve vantagem para o lado alvinegro. O Vozão tem 20 vitórias, contra 18 triunfos do Esquadrão, além de 15 empates. As equipes voltam a se enfrentar depois de dois anos e meio, quando ficaram no empate em 1 a 1, com gols de Mendoza e Gilberto, pela 23ª rodada da Série A de 2021.

As equipes fizeram a final da Copa do Nordeste em três ocasiões, com dois títulos para o time de Porangabuçu. Em 2015 e 2020, o Ceará levantou suas duas primeiras orelhudas contra os baianos. O Esquadrão conquistou o troféu de 2021, quando venceu os cearenses nos pênaltis.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Ceará: Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Paulo Victor; Richardson, Guilherme Castilho e Jorge Recalde; Facundo Castro, Erick Pulga e Aylon. Técnico: Vagner Mancini.

Bahia: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Víctor Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Ademir e Thaciano (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.

FICHA TÉCNICA | CEARÁ X BAHIA

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 06/02/24 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
Assistente 1: Luís Filipe Gonçalves Corrêa (PB)
Assistente 2: Schumacher Marques Gomes (PB) 
4º árbitro: Raimundo Rodrigues de Oliveira Junior (CE)

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin