EsportesVideos

Ceará x ABC pela o Nordestão: veja horário, onde assistir e prováveis escalações

O Vozão volta a campo depois de dez dias de intervalo para o confronto pela Copa do Nordeste

Depois de “intertemporada” em Porangabuçu, o Ceará entra em campo, nesta quarta-feira (28), às 21h30, para encarar o ABC, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste. O Alvinegro de Porangabuçu segue invicto na temporada e joga contra o time potiguar que vem de sequência negativa. O confronto acontece na Arena Castelão, na capital cearense.

Sem derrota no ano, o Ceará tem uma vitória e dois empates na Copa do Nordeste. A equipe de Vagner Mancini ocupa a 4ª posição do grupo A depois de bater a Juazeirense e ficar na igualdade contra Altos-PI e Náutico. A última vez que entrou em campo, o Vozão ficou no 3 a 3 contra o Fortaleza, pelo Campeonato Cearense.

Já o ABC é lanterna do grupo B do Nordestão e ainda não venceu no torneio, com dois pontos somados em três partidas. No último sábado, o Elefante conseguiu classificação no Campeonato Potiguar depois de eliminar o Santa Cruz-RN, nos pênaltis. No próximo final de semana, a equipe encara o América-RN, pela final do primeiro turno.

ONDE ASSISTIR

O confronto será transmitido pela Nosso Futebol.

META ALVINEGRA

goleiro Fernando Miguel sofreu lesão nos ligamentos do joelho esquerdo e irá passar por cirurgia, informou o clube em boletim na segunda-feira. Com o procedimento cirúrgico, a expectativa é que o arqueiro fique de oito a nove meses fora dos gramados. Ainda no ex-clube, Fortaleza, o atleta teve problemas no mesmo local.

Sem poder contar com o experiente goleiro, Mancini tem as opções de Richard, Bruno Ferreira e César Augusto. O primeiro da lista larga na frente para ocupar a meta alvinegra. O técnico tem optado pelo camisa 1 do Vozão quando utilizou o time “alternativo” nesta temporada. Os outros dois ainda não tiveram oportunidades em 2024.

O desfalque de Fernando Miguel é sentido mais ainda por conta de sua liderança dentro de campo. Conhecido de Vagner Mancini, o goleiro assumiu a titularidade e a braçadeira de capitão do alvinegro. Com mais de cinco anos no clube e 113 partidas, Richard tem a confiança do treinador para a partida contra o ABC. 

AJUSTES NO VOZÃO

Depois do empate no Clássico-Rei, o Ceará teve dez dias de preparação, momento para realizar ajustes necessários para a sequência da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense. De acordo com a comissão técnica, a ideia era recuperar os atletas que já estavam lesionados e melhorar as linhas defensivas do alvinegro.

Sem contar com Fernando Miguel, o clube acredita na recuperação dos outros cinco jogadores que estavam no último boletim médico do Ceará, divulgado ainda no jogo contra o Fortaleza. Ramon Menezes, Lourenço, Lucas Mugni, Bruninho e Daniel Mazerochi estavam na fisioterapia e no início do período de transição nesta semana.

No mais, o Alvinegro vive bom momento no setor ofensivo, com 18 gols marcados em 8 partidas no ano. O destaque continua sendo Erick Pulga, com cinco gols e uma assistência na temporada. Logo atrás, Guilherme Castilho tem dois gols e três passes para gol do time alvinegro.

FORÇA DO ELEFANTE

Em semana decisiva, com final do primeiro turno do campeonato potiguar marcada para o próximo domingo, o Alvinegro Potiguar quer melhorar sequência antes da decisão. O time vem de quatro jogos sem vitória na temporada, com três empates e uma derrota.

Mesmo sem os triunfos, a equipe vem conseguindo seus objetivos, no estadual e na Copa do Brasil. Na última semana, o Elefante da Frasqueira garantiu vaga na segunda fase da competição nacional, após eliminar o Treze-PB, com o empate em 1 a 1, em Campina Grande. No Potiguar, a equipe ficou no empate com o Santa Cruz-RN e passou nos pênaltis por 4 a 2.

Durante a temporada, o Elefante da Frasqueira fez 13 partidas no ano, com seis vitórias, seis empates e uma derrota. Neste recorte, a equipe do técnico Rafael Lacerda marcou 22 gols e sofreu 12. O técnico de 39 anos chegou no ABC ao final de 2023, depois da demissão de Argel Fuchs.

Wallyson e Daniel Cruz lideram a artilharia da equipe com quatro gols no ano, cada. O primeiro tem 35 anos e está na 10ª temporada pelo Elefante. Já o segundo atua na ponta e está emprestado pelo Athletico-PR.

O lateral-esquerdo Romário, o volante Walfrido, o meia Sammuel e o atacante Ruan puxam a lista dos atletas que já atuaram no futebol cearense. Com balança entre juventude e experiência, o time potiguar tem média de idade na casa dos 26 anos.

SUPREMACIA DO VOZÃO

O confronto desta quarta-feira na Arena Castelão marca o 50º jogo entre as equipes. No histórico até aqui, o Ceará leva ampla vantagem com 25 vitórias, contra 8 do ABC e 16 empates em 49 partidas.

Pela Série B de 2023, o Vozão bateu o Elefante nos dois jogos, no Frasqueirão, por 2 a 1 e, na Arena Castelão, por 1 a 0. O último encontro foi marcado pela reestreia de Saulo Mineiro com gol com a camisa do Alvinegro de Porangabuçu.

No recorte dos números na capital cearense, o Ceará soma 17 vitórias em casa, diante de 3 triunfos abcdista e 5 empates em 25 confrontos no PV ou Castelão.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Ceará: Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Guilherme Castilho e Jorge Recalde; Facundo Castro, Erick Pulga e Aylon. Técnico: Vagner Mancini.

ABC: Carlos Eduardo; Yuri Ferraz, Vinicius (Bebeto), Richardson e Romário; Randerson, Ruan, Diego Jardel, Sammuel e Wallyson; Daniel Cruz. Técnico: Rafael Lacerda.

FICHA TÉCNICA | CEARÁ X ABC

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE

Data: 28/02/24 (sábado)

Horário: 21h30 (Horário de Brasília)

Árbitro: Bruno Nogueira Prado (BA)

Assistente 1: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)

Assistente 2: Wesley Silva Santos (BA)

4º árbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães (CE)

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin