Taperuaba

Suspensas visitas à Pedra da Andorinha em Taperuaba devido a Incêndio Florestal

O incêndio teve início na terça-feira (19/09) e está sendo combatido pelos jardineiros com formação de brigadistas

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) de Sobral informa que, devido ao incêndio florestal que afeta a Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Pedra da Andorinha, localizada no distrito de Taperuaba, todas as visitas estão suspensas por tempo indeterminado.

O incêndio teve início na terça-feira (19/09) e está sendo combatido pelos jardineiros com formação de brigadistas, juntamente com o suporte dos bombeiros locais e da destacada equipe de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do IBAMA.

A gerente de biodiversidade da AMA, Sarah Farias, explicou que vários fatores contribuíram para a rápida propagação do fogo, incluindo altas temperaturas, baixa umidade do ar, ventos intensos e uma quantidade significativa de vegetação seca. “Estamos trabalhando incansavelmente para extinguir os focos de incêndio, mas ainda não podemos medir completamente o impacto, pois alguns focos persistem em áreas de difícil acesso. Contamos com o apoio de todos nesse momento crítico”, enfatizou a gerente.

Além das equipes de combate ao incêndio, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) está investigando as causas. Também estão presentes no Revis Pedra da Andorinha o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria da Saúde, que mantém uma base móvel para dar suporte às equipes no local, a Coordenadoria de Planejamento Urbano da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e a Defesa Civil do município.

A suspensão das visitas tem como objetivo garantir a segurança dos visitantes e preservar o ecossistema da Pedra da Andorinha até que a situação seja completamente controlada e os danos avaliados. A AMA continuará monitorando de perto a situação e fornecerá atualizações regulares à comunidade.

Assessoria de Comunicação da AMA
Jornalista responsável: Jessica Correia

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin