Sobral

Secretaria da Saúde de Sobral realiza ação alusiva ao Dia Nacional dos Ostomizados

Atualmente 150 pacientes são acompanhados, sendo 116 de Sobral e 34 de outros municípios da macrorregião

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Reabilitação de Sobral (CRS), realizou, no dia 8 de novembro, uma ação alusiva ao Dia Nacional dos Ostomizados, anualmente celebrado dia 16 de novembro. Atualmente 150 pacientes são acompanhados, sendo 116 de Sobral e 34 de outros municípios da macrorregião.

O momento contou com a participação de pacientes, acompanhados pelo Serviço de Ostomia, e seus familiares. Na ocasião, houve conversa com advogado e assistente social, levando a todos os esclarecimentos necessários acerca dos direitos que os assistem, para que possam ter a assistência adequada e uma melhor qualidade de vida.

“Nosso objetivo foi proporcionar um relacionamento entre os pacientes, para deixá-los mais acolhidos, para eles saberem que não estão sozinhos. Foi importante para que eles pudessem se sentir cuidados, lembrados no cenário nacional, que eles são importantes, que eles são reais pacientes, que estão sendo cuidados todos os dias”, relata a enfermeira de referência do Serviço de Ostomia de Sobral, Telcioneide Angelim.

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho; a coordenadora da Atenção Especializada, Tamires Félix; a gerente do Centro de Reabilitação, Raphaela Porto; a nutricionista Sara Félix; a assistente social Leila Cristina Severiano; a psicóloga Alane Albuquerque; o coordenador jurídico do gabinete da Vice-Prefeitura, Augusto Liberato; estomaterapeutas e representantes das indústrias internacionais Coloplast e Vuelo Dharma.

As pessoas ostomizadas são aquelas que, por motivo de algum tipo de trauma ou doença, são submetidas a um procedimento cirúrgico (ostomia), que consiste na abertura de um orifício (estoma) em um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, podendo ou manter uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula, por onde pode-se conectar um tubo de inspeção ou manutenção.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin