Brasil

Saldo de R$ 25,4 bilhões do PIS-PASEP está disponível para saque; veja quem tem direito

Os saques podem feitos pelo aplicativo FGTS até agosto

Está disponível para saque, até o dia 5 de agosto, o saldo de cotas do Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). 

Não é necessário ir até as agências bancárias para ter acesso aos valores, basta ter o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, por onde pode ser realizado o saque. 

Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 10,5 milhões de trabalhadores possuem saldo no PIS-PASEP, o que totaliza R$ 25,4 bilhões. 

QUEM TEM DIREITO?

Possuem saldo disponível para saque trabalhadores da iniciativa privada ou servidores públicos que atuaram no período de 1971 a 1988 com Carteira de Trabalho e Previdência Social. 

Para ter acesso, o trabalhador precisa não ter ainda realizado o saque das cotas do PIS-PASEP. 

Caso o titular das contas tenha falecido, também é possível que os beneficiários legais façam o saque dos valores disponíveis.

O QUE ACONTECE DEPOIS DO PRAZO? 

O prazo determinado para realizar o saque é o dia 5 de agosto. Depois disso, os recursos serão transferidos para o Tesouro Direto. 

Caso não consiga realizar o saque até o prazo, o trabalhador precisará fazer uma nova solicitação de retirada à União. O prazo para isso será de 5 anos. 

COMO CONSULTAR E FAZER O SAQUE DO SALDO? 

Todo o processo de consulta e saque do saldo de cotas disponível pode ser realizado por meio do aplicativo do FGTS – que pode ser baixado de forma gratuita. 

Já na tela inicial do aplicativo, aparece a opção de consulta do saldo disponível no PIS-PASEP para saque. 

Caso tenha valor disponível, aparecerá a mensagem “Você possui saque disponível”. É necessário selecionar a mensagem e, então, clicar em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”.

Ficarão disponíveis formas para realizar o saque, como crédito em conta ou presencial. Depois de selecionar a forma mais adequada, basta o trabalhador confirmar o saque. 

Não há nenhum custo adicional ao selecionar a opção de crédito em conta – que deve ser indicada pelo trabalhador e pode ser de qualquer instituição bancária. 

O QUE FAZER EM CASO DE FALECIMENTO DO TITULAR? 

Caso o trabalhador que tenha acesso ao saque do PIS-PASEP já tenha falecido, o herdeiro pode fazer a solicitação também por meio do aplicativo do FGTS. 

Neste caso, o herdeiro irá acessar a própria conta e solicitar o saque na opção “Meus Saques”. Na sequência, irá selecionar “Outras Situações de Saque” e, então, escolher “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”. 

Será necessário juntar a documentação solicitada e, logo depois, confirmar o pedido. 

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o Aplicativo FGTS ou ligar para o telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou para o 0800 104 0104, para demais regiões.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin