Sobral

Prefeitura realiza fiscalização aos terrenos baldios focos do mosquito da dengue

Na última semana, a Prefeitura finalizou a limpeza de um terreno particular no bairro Pedrinhas

Nesta terça-feira (03/05), os secretários Herbert Lima (Educação), Socorro Oliveira (Finanças), Marília Ferreira Lima (Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente) e o superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Erlânio Matoso, se reuniram com o chefe do gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, para avaliar as ações de limpeza de terrenos baldios com focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O momento contou também com as presenças do procurador-geral adjunto do município, Tércio Machado, e de técnicos das secretarias da Saúde e da Conservação e Serviços Públicos (Sesep).

Os gestores avaliaram como positiva a limpeza realizada nos últimos dias em terrenos particulares identificados pela Secretaria da Saúde como locais de risco à saúde pública, por apresentarem focos do mosquito da dengue.

De acordo com David Duarte, “seguiremos realizando a limpeza em todos os terrenos que oferecem risco à saúde das pessoas e enviaremos a conta para os proprietários”, disse o chefe do gabinete. A ação se apoia no Decreto nº 2.711, de 30 de julho de 2021, que regulamentou os procedimentos a serem adotados para a limpeza de terrenos e imóveis privados que venham oferecer risco à saúde pública.

Nesta semana, a Unidade de Vigilância em Zoonose concluiu o Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), no segundo ciclo de 2022. De acordo com o coordenador do serviço, Rafael Andrade, “de cada 100 imóveis visitados, pelo menos dois têm a presença do mosquito”, alertou.

O resultado revela que Sobral apresenta Índice de Infestação Predial de 2%, permanecendo em médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes (médio risco compreende valores entre 1% e 3,9%). O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%.

LIMPEZA

Na última semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), finalizou a limpeza de um terreno particular no bairro Pedrinhas. O local foi detectado pela Unidade de Vigilância em Zoonoses como um ponto de descarte irregular de lixo e área favorável à propagação do mosquito.

O terreno recebeu tanto limpeza manual como de maquinário, tendo sido retirado mais de 50 toneladas de resíduos, vegetação, pneus, dentre outros. O dono do local será notificado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) para o ressarcimento pelas despesas do serviço.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin