Sobral

Prefeitura de Sobral segue com implantação da coleta seletiva no município

Na Central, os resíduos são tratados e têm a sua destinação final ambientalmente adequada

A Prefeitura, por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), em execução pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), vem adquirindo equipamentos para a operação da coleta seletiva, como 19 pares de lixeiras subterrâneas (5 destas já instaladas no bairro Residencial Nova Caiçara) e 150 lixeiras urbanas já instaladas em toda a sede do município. As ilhas ecológicas (coletores de recicláveis) e os ecopontos (estruturas para entrega voluntária de pequenos volumes) seguem em processo de licitação.

Esses equipamentos visam ampliar a operação da coleta seletiva e o descarte adequado dos resíduos sólidos para a nova Central de Tratamento de Resíduos (CTR), para onde os rejeitos (lixo) são enviados. Na Central, os resíduos são tratados e têm a sua destinação final ambientalmente adequada. A Política Municipal de Resíduos Sólidos tem como estratégia a construção de uma cultura para um novo modelo de gestão dos resíduos, somada aos princípios e ações que determinam a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº. 12.305 de 2010.

A sensibilização e a prática da separação dos resíduos secos (papel, plástico, papelão e metal) e dos úmidos (restos de alimentos, cascas de frutas, pó de café e outros), buscam otimizar a operação das Centrais Municipais de Reciclagens (CMRs) dos bairros Sinhá Sabóia e Expectativa, além da inclusão social dos catadores de materiais recicláveis e a geração de renda para esse grupo de trabalhadores.

“O atual momento em que vivemos, de implementação da coleta seletiva em Sobral, acontece de forma integrada com as políticas públicas e atuação das secretarias e autarquias municipais. Busca promover a colaboração da população e das instituições públicas e privadas”, ressaltou Fernanda Fernandes, coordenadora geral do Prodesol.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin