Sobral

Ivo Gomes pede apoio para comemorações dos 100 anos da comprovação da teoria da relatividade

Cumprindo agenda nesta quinta-feira (19/04) em Brasília, o prefeito Ivo Gomes se reuniu com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro, e com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Mário Borges, a quem pediu apoio para as comemorações e lançamento de um selo especial em homenagem ao centenário da comprovação da teoria da relatividade em Sobral.

“Fui bem recebido e todos se comprometeram a nos ajudar”, destacou o prefeito. A organização do evento de comemoração dos 100 anos da comprovação da teoria foi iniciada no começo do mês de abril, durante reunião, onde Ivo Gomes destacou a ideia de que o centenário já comece a ser comemorado no município em maio de 2018, para que haja um ano de comemorações – o Ano Municipal das Ciências. Na programação constam palestras, exposições, congressos, simpósios e a construção de um monumento em alusão à comprovação da teoria.

Sobral no cenário mundial

No dia 29 de maio de 1919, Sobral entrou para o cenário mundial como palco da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, que revolucionou a ciência moderna. E derrubou ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.

O local de observação do eclipse que proporcionou a comprovação da teoria de Einstein foi a Praça do Patrocínio em Sobral. Instrumentos astronômicos de primeira qualidade, para a época, foram montados para a observação do eclipse. No momento em que a lua cobriu o Sol, várias chapas fotográficas, de câmeras acopladas a telescópios, foram tiradas em sucessão, para registrar a posição das estrelas que estivessem próximas à borda do Sol. O eclipse teve início às 8h55min e durou cinco minutos e 13 segundos. A conclusão foi a de que Einstein estava certo.

O próprio Einstein, em passagem pelo Rio de Janeiro, reconheceu a contribuição de Sobral para o feito, uma das maiores conquistas intelectuais da humanidade: “O problema concebido pelo meu cérebro, incumbiu-se de resolvê-lo o luminoso céu do Brasil.” (Albert Einstein).

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin