Segurança

Polícia Federal cumpre 60 mandados em operação contra pesca ilegal de lagosta no Ceará

Ao todo, 230 policiais participam de operação. Cinco municípios cearenses são alvo

Para combater crimes ambientais que envolvem pesca e comercialização ilícitas de lagostas no Ceará, a Polícia Federal cumpriu — na manhã desta quarta-feira (1º) — 60 mandados de busca e apreensão no Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.

A 15ª Vara da Justiça Federal expediu documento direcionado a endereços em Fortaleza (CE), Eusébio (CE), Aracati (CE), Fortim (CE), Icapuí (CE), Porto do Mangue (RN) e Alcobaça (BA).

A operação é deflagrada com participação de 230 policiais federais e se desenvolve em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

FISCALIZAÇÃO ENCONTROU MAIS DE 200 TONELADAS DE LAGOSTA DE PESCA ILEGAL

A fiscalização em conjunto identificou mais de 249 toneladas de lagosta com indícios de serem provenientes de pesca ilegal no Ceará.

A investigação da PF apontou indícios de esquema criminoso de pesca ilegal de lagosta em praias dos municípios de Aracati, Fortim e Icapuí, no Ceará, envolvendo pescadores, atravessadores e empresas, com indícios de falsidades documentais para que o produto da pesca ilegal fosse formalmente inserido no mercado nacional e internacional.

CRIMES

As condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de pesca ilegal; obstrução a ação fiscalizadora ambiental; falsidade ideológica; receptação qualificada; associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O nome da operação remete ao grupo biológico das lagostas. Conforme a PF, as penas podem somar até 34 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados no material apreendido.

As investigações irão continuar com análise do material apreendido e fluxo financeiro dos suspeitos.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin