Sobral

Município de Sobral será beneficiado com programa para promoção do desenvolvimento infantil

O Programa Act foi desenvolvido em 2001, com base em evidências científicas, pela Associação Americana de Psicologia (APA) e aplicado em diversos países

Em parceria com o Governo do Ceará, o município de Sobral implantará o Programa Act (de “ação”, no inglês), que vai atuar com famílias da primeira infância, trabalhando a parentalidade positiva, com foco em crianças de zero a seis anos. A iniciativa, que será voltada para o público do Programa Mais Infância Ceará, é realizada em parceria entre a Vice-Governadoria do Ceará, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a Fundação Bernard Van Leer, a Porticus e as prefeituras municipais. Em Sobral, a execução do programa está a cargo da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas). Nessa quarta-feira (05/05), a secretária Andrezza Coelho recebeu os materiais do programa, em passagem pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em Fortaleza.

Parentalidade positiva é um conceito que se relaciona com a criação dos filhos. Parte do pressuposto de que os pais ajam de forma firme, mas também com empatia e respeito pela criança, compreendendo-a como ser em desenvolvimento, não apenas como alguém que vá obedecer ordens. O objetivo é criar adultos humanizados, equilibrados emocionalmente, que compreendam o mundo e as pessoas com empatia, isto é, colocando-se no lugar do outro.

O Programa Act foi desenvolvido em 2001, com base em evidências científicas, pela Associação Americana de Psicologia (APA) e aplicado em diversos países. Em 2019, Pelotas (RS) foi o primeiro município brasileiro a ter o projeto como política pública. Agora, pela primeira vez, um estado vai realizar, com a meta de atender 3.600 famílias em 24 municípios. A ação está sob supervisão de Elisa Altafim e Maria Beatriz Linhares, professoras da Universidade de São Paulo (Usp).

Em abril, foi realizada a formação teórica da primeira turma de supervisores e coordenadores municipais do programa. Posteriormente, será realizada a formação dos facilitadores. Terão prioridade de participação no programa as famílias atendidas pelo Cartão Mais Infância Ceará (CMIC). A metodologia prevê oito encontros participativos com cada turma, onde serão trabalhados temas que ajudem os familiares a criarem ambientes seguros, estáveis e saudáveis, com condições de promover o desenvolvimento das crianças.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin