Sobral

Merenda escolar: entenda como funciona e por que essa refeição é tão importante

Os cardápios da alimentação escolar são planejados mensalmente

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação (SME), oferta, diariamente, alimentação balanceada, nutritiva e diversificada para os mais de 33 mil estudantes das 85 escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) do município.

Os cardápios da alimentação escolar são planejados mensalmente, de acordo com a Resolução n.º 6, de 8 de maio de 2020, do Governo Federal, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

São as nutricionistas da Célula de Alimentação Escolar da SME que elaboram os cardápios, tendo como base a utilização de alimentos in natura, para atender às necessidades nutricionais de cada etapa, tanto na quantidade quanto na qualidade dos alimentos.

“O objetivo principal do nutricionista escolar é prover parcial ou integralmente as necessidades nutricionais dos estudantes durante sua permanência na escola e formar hábitos alimentares saudáveis”, afirma Thayanne de Souza, nutricionista da Célula de Alimentação Escolar.

Os alimentos oferecidos pela Prefeitura de Sobral aos estudantes da rede municipal de ensino contribuem para o crescimento, o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos estudantes durante a sua permanência na escola.

Luzia Anita, estudante do 7º ano da Escola de Tempo Integral Maria de Fátima Souza Silva, localizada no distrito de Caracará, comenta que, “além de o cardápio ser muito diversificado, as refeições oferecidas pela escola são muito saborosas e ainda auxiliam muito em nossa nutrição e em nosso desenvolvimento”.

A Célula de Alimentação Escolar é responsável pelo planejamento anual das compras, elaboração dos cardápios adequados nutricionalmente, controle de qualidade, armazenamento e distribuição dos alimentos.

Também orienta e supervisiona as atividades de higienização de ambientes, equipamentos e utensílios usados, e instrui as manipuladoras de alimentos, estoquistas e diretores, quanto à logística e às boas práticas no serviço de manipulação de alimentos.

– Cardápio de setembro (educação infantil) AQUIhttps://bit.ly/3sPgO3J
– Confira de setembro (ensino fundamental) AQUI: https://bit.ly/3P5vIKY

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin