Justiça manda Facebook retirar publicação de Ciro em que chama Capitão Wagner de “bandido”
O Facebook e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) estão sendo obrigados pela Justiça Eleitoral a retirar publicação na rede social na qual Ciro chama o candidato à Prefeitura de Fortaleza Capitão Wagner (PR) de “bandido perigoso”. A decisão do juiz José Krentel Ferreira Filho, da 116a Zona Eleitoral, publicada na terça-feira (18), determinava suspensão imediata e aplicação de filtros para evitar novas publicações semelhantes. A multa diária é de R$ 5 mil caso a rede social descumpra a determinação. Até a manhã desta quinta-feira (20), no entanto, a postagem ainda estava no ar.
Na decisão, o juiz pontua que a postagem de Ciro Gomes “é bastante ofensiva e denigre a imagem” do candidato a prefeito. “Com efeito, chamar alguém de bandido, além de ser grave, é extremamente ofensivo, e denigre a imagem e a honra do ofendido”, afirma.
Apesar da decisão judicial, a publicação não foi removida. No final da noite da quarta-feira (19), Ciro fez nova publicação, dessa vez relembrando polêmica anterior em que Wagner acusa o adversário Roberto Cláudio (PDT) de “mentir” sobre obra. Ciro se refere ao candidado do PR como “capetão bobão”.
No segundo turno, Ciro intensificou a presença nas redes sociais com ataques a Capitão Wagner. Desde 2012, quando o atual candidato ganhou destaque na greve da Polícia Militar, ambos trocam farpas. Ciro já acusou Wagner de ser “chefe de milícia” e “vagabundo”. O candidato do PR também já devolveu ataques, afirmando que a “oligarquia Ferreira Gomes, liderada por Ciro” é marcada por “banditismo contra os partidos políticos por onde passaram”.
Página no Facebook
Outra decisão judicial, do juiz Francisco Jaime Medeiros Neto, da 1a Zona Eleitoral, determinava ao Facebool, também, da página “Ceará Eleitoral”, a pedido da coligação de Capitão Wagner. A Justiça Eleitoral pede ainda que o Facebook forneça dados cadastrais sobre a pessoa que criou a página e aplique filtros para evitar novas postagens com conteúdo contra Wagner. A multa diária é de R$ 3 mil.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024