Fortaleza empata contra o Ferroviário nos acréscimos e segue invicto no Campeonato Cearense
Tricolor empatou aos 46 do segundo tempo com gol de Machuca
Na noite desta quarta-feira (7), Fortaleza e Ferroviário ficaram no empate em 1 a 1, no Clássico das Cores disputado pela 4ª rodada do Campeonato Cearense de 2024. O Ferrão abriu o placar no Estádio Presidente Vargas com o atacante Vinícius Alves, logo aos cinco minutos de partida, enquanto Machuca empatou aos 46 do segundo tempo.
O resultado deixa o Leão com dez pontos na tabela de classificação e na liderança do Grupo A. Já o Tubarão chega aos sete pontos e segue na terceira colocação do Grupo B.
PRÓXIMA RODADA
Ferroviário e Fortaleza voltam a entrar em campo no Campeonato Cearense apenas no dia 17. O Ferrão encara o Maracanã, às 16h40, no Estádio Presidente Vargas. Já o Leão disputa o Clássico-Rei, contra o Ceará, na Arena Castelão, também às 16h40.
O JOGO
O jogo começou com propostas claras de ambas as equipes. O Fortaleza buscou ter a posse de bola e pressionar no campo de ataque, enquanto o Ferroviário se mostrou disposto a explorar os contra-ataques. A primeira grande chance da partida veio com Tinga. Aos dois minutos de bola rolando, o lateral-direito pegou mal e, dentro da pequena área, isolou a bola depois de uma cobrança de escanteio.
Quatro minutos depois, o Ferroviário encaixou o seu contra-ataque e abriu o placar depou que Tarcísio acertou grande passe para Vinícius Alves, que saiu na cara de João Ricardo e bateu cruzado para marcar o primeiro do Ferrão.
Se liga no gol do atacante Vinícius Alves, que vai dando a vitória para o Ferroviário em cima do Fortaleza, pela quarta rodada do Campeonato Cearense. Partida está em sua reta final. pic.twitter.com/l3iME5B9FM
— Jogada (@diariojogada) February 8, 2024
Com o gol, o Ferroviário entregou a bola para o rival e intensificou ainda mais a sua proposta de buscar as rápidas escapadas. O Fortaleza, realmente, tinha a posse, mas pouco incomodava a defesa coral, que estava extremamente bem postada.
É tanto que quem voltou a assustar foi o Ferrão. Aos 37 minutos, Ciel puxou contra-ataque e tocou para Gabryel Martins finalizar e obrigar João Ricardo a fazer a defesa para segurar o último lance de perigo da primeira etapa.
FORTALEZA MARTELA E CHEGA AO EMPATE
Na volta para o segundo tempo, Vojvoda fez a mudança que lhe garantiria o empate ao final da partida. Ele colocou Machuca em campo no lugar de Moisés. O ímpeto ofensivo do Tricolor aumentou ainda mais e, mesmo desorganizado em determinados momentos, a equipe leonina começou a criar chances com mais frequência e assustar o Tubarão da Barra.
Com três minutos de bola rolando, Thiago Galhardo ajeitou, Cardona finalizou e Douglas Dias encaixou para fazer uma boa defesa. Aos 10, foi a vez de Tinga cruzar na área e Wesley tocar por cima da própria meta e quase marcar contra. Um minuto depois, Machuca cobrou escanteio na área e Yago Pikachu mandou por cima do gol defendido por Douglas.
Aos 13, Luquinhas, que realizou sua estreia como titular no meio de campo do Tricolor, pegou a sobra de um cruzamento de Machuca e finalizou para mais uma defesa de Douglas Dias, que estava bem posicionado no centro do gol. Depois da blitz inicial do Fortaleza, o jogo ganhou em tensão e foi ficando cada vez mais pegado. Atletas das duas equipes foram sendo advertidos com cartões amarelos de forma sequencial.

Foto: Ismael Soares
Aos poucos, o Ferroviário tentava se estabelecer na segunda etapa para garantir o resultado positivo. Porém, o Peixe pouco produziu e só levou perigo ao Tricolor quando Ernandes realizou um cruzamento fechado que quase engana João Ricardo. O goleiro leonino precisou dar um tapinha na bola para jogá-la para escanteio. O time coral ainda reclamou de um pênalti depois da bola bater no braço de Machuca, mas a arbitragem entendeu como lance normal.
Faltando dez minutos para o fim do tempo regulamentar, o Fortaleza quase chegou ao empate em uma bobeira de Douglas Dias. O goleiro saiu jogando errado e a bola caiu no pé de Kervin Andrade. O venezuelano bateu rasteiro e viu a bola raspar a trave direita do camisa 1 coral.
O gol Tricolor demorou, mas veio aos 46 minutos. Depois de um escanteio cobrado, a zaga do Ferroviário não conseguiu afastar o perigo e Machuca finalizou. A bola desviou na defesa coral e foi parar no fundo das redes de Douglas Dias para decretar o empate.
O gol de Machuca que decretou o empate no Clássico das Cores, entre Fortaleza e Ferroviário, pela quarta rodada do Campeonato Cearense. pic.twitter.com/gWEESsAI6Z
— Jogada (@diariojogada) February 8, 2024
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024