Sobral

Flagrante do Sujão reforça combate à dengue; denúncias podem ser feitas via whatsapp

Por meio do canal, a população poderá ajudar a Prefeitura, com denúncias que podem incluir fotos e vídeos, para identificar os “sujões”

Por conta do crescimento dos casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) em Sobral, o Flagrante do Sujão (canal para denúncias de descarte irregular de lixo) passou a integrar as ações que a Prefeitura de Sobral está realizando para combater o mosquito Aedes aegypti.

Por meio do canal, a população poderá ajudar a Prefeitura, com denúncias que podem incluir fotos e vídeos, para identificar os “sujões” que colocam lixo em terrenos e vias públicas. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo WhatsApp (88) 9.8802-5029.

De acordo com o gerente da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Rafael Andrade, o trabalho em conjunto com o Flagrante do Sujão possibilitará que as denúncias sejam centralizadas em um só canal, que ficará responsável por encaminhar o tipo de situação para o setor responsável.

“Uma equipe da Zoonoses terá acesso a esses dados, que integrarão a base de dados que possuímos e fornecerão mais detalhes sobre as áreas que são consideradas críticas para arboviroses. Além disso, a população pode agora contar com um canal centralizado para denúncias, sem precisar ficar procurando qual das secretarias municipais é responsável por cada tipo de fiscalização”, disse o gerente.

Rafael explica que o acúmulo de lixo cria um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito, já que aumenta a probabilidade de água parada. “Esse lixo, que pode ser desde lixo doméstico com garrafas e vasilhas plásticas, até restos de construção civil, pode acumular água e, assim, criar o local ideal para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos”, detalhou ele.

Somente no primeiro semestre de 2021, Sobral registrou 246 casos de dengue, sendo que, no mesmo período do ano passado, foram apenas 37 casos. Além da dengue, já foram confirmados nove casos de chikungunya e um de zika.

Além do Flagrante do Sujão, o município iniciou também a limpeza dos terrenos particulares identificados como pontos críticos pela Zoonoses. Uma equipe da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) faz a limpeza e gera um relatório das intervenções feitas na área. A partir daí é calculada as despesas da ação, que são enviadas para o proprietário do terreno.

O Flagrante do Sujão é um serviço coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), que funciona de maneira integrada com a fiscalização da AMA e da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), com os serviço de limpeza da Sesep e com o monitoramento de arboviroses da Unidade de Vigilância de Zoonoses. 

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin