Ceará

Ceará tem 50% de chance de receber chuvas abaixo da média entre fevereiro e abril, diz Funceme

As informações são do prognóstico meteorológico divulgado, nesta quarta-feira (20), pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

O Ceará tem 50% de probabilidade de receber chuvas abaixo da média histórica nos meses iniciais da quadra chuvosa, de fevereiro a abril de 2021. O prognóstico meteorológico divulgado, na manhã desta quarta-feira (20), pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontou ainda que o Estado possuí 40% de chances de precipitações em torno da normalidade e ainda 10% acima da média nos próximos três meses.  

Os modelos de previsão climática indicam a presença de um gradiente de chuvas sul-norte, acarretando, no Centro-Sul do Ceará anomalias negativas de chuvas que apontam para precipitações abaixo da normal. Já no Noroeste do Estado as anomalias positivas representam cenário mais provável de chuvas acima da média normal.

Em 2020, o órgão apontou a probabilidade de 45% de o Ceará ter chuvas acima do normal entre os meses iniciais da quadra chuvosa, de fevereiro a abril. O prognóstico ainda indicou 35% de chances de precipitações dentro do normal e de 20% para a categoria abaixo do normal. 

Com o prognóstico da Funceme indicando um provável cenário negativo em relação as precipitações, acende um alerta em relação ao nível de recursos hídricos no Ceará. Atualmente, os reservatórios estão em 25% do total, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Diante do contexto, o secretário de Recursos Hídricos do Estado (SRH), Francisco Teixeira, alertou para o uso consciente da água em todas as regiões cearenses.

“Após esse prognóstico, devemos ter uma maior cautela, mais parcimônia no uso da água e no controle e na liberação de água dos nossos reservatórios, sobre tudo nas regiões do Centro-Sul do Estado”, disse o gestor da Pasta. 

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) havia adiantado, por meio de nota, que a previsão climática para o primeiro trimestre deste ano é de chuvas acima da média no litoral da mesorregião Noroeste do Estado, com chuvas na faixa abaixo da média na mesorregião Sul. Nas demais localidades a instituição apontou que o esperado são chuvas próximas da climatologia

Na ocasião, o Cptec/Inpe ainda frisou que “as condições atuais da temperatura da superfície do mar (TSM) na região do oceano Atlântico Tropical Sul (ATS) seguem o padrão esperado para esta época do ano, portanto dentro da normalidade (climatologia). No entanto, a região do Atlântico Tropical Norte (ATN) persiste há alguns meses com anomalias positivas, ou seja, mais aquecida que o normal. De modo geral, se essas condições persistirem nos próximos meses, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá se deslocar mais ao norte de sua posição climatológica neste período”. 

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin