CapitalCeará

Ceará tem 5 delegacias atacadas em série de atos criminosos nos últimos 5 dias

O 35º Distrito Policial, no Bairro Curió, em Fortaleza, foi atingido por diversos disparos de arma de fogo na madrugada desta terça-feira (31), quinto dia seguido de ataques criminosos contra ônibus e prédios públicos no Ceará. Oito foram presos suspeitos de participar das mais de 30 ações contra prédios e ônibus desde sexta-feira (27).

(Correção: esta reportagem errou ao informar que quatro delegacias foram atacadas desde sexta-feira, 27 de julho. No total, cinco distritos policiais foram alvo de criminosos. O erro foi corrigido às 16h56)

Este foi o quinto ataque contra delegacias desde sexta-feira (27). Ainda nesta madrugada, pelo menos seis carros foram queimados por criminosos no pátio do 20º Distrito Policial, em Maracanaú, Região Metropolitana.

Pelo menos 16 ônibus e 16 prédios públicos foram alvos de ataques na Grande Fortaleza nos últimos cinco dias.

Outra delegacia de Maracanaú já tinha sido alvo dos bandidos. Nesta segunda-feira (30), uma granada foi deixada na entrada do 28º Distrito Policial, no Parque Piratininga. Já na sexta-feira, a unidade policial de Chorozinho foi atingida por tiros.

De acordo com o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, os atos são uma reação de criminosos após a morte de três suspeitos de integrarem uma facção criminosa. As mortes ocorreram quando os chefes de facção trocaram tiro com policiais.

Ataques da madrugada

Os ataques contra o 35º e 20º distritos policiais ocorreram, aproximadamente, no mesmo horário, por volta das 2h desta terça. Segundo a polícia, uma quadrilha passou pelo 20º DP em um veículo e arremessou artefatos incendiários de fabricação caseira contra a delegacia. O fogo atingiu um carro e logo se alastrou para os demais veículos do pátio.

O Corpo de Bombeiros foi chamado ainda na madrugada para controlar o incêndio. Os bombeiros utilizaram jatos de água para apagar as chamas e evitar que o fogo atingissem outros veículos que estavam no local. Pelo menos seis carros ficaram completamente destruídos, de acordo com a polícia.

Mais de 40 tiros

Já no Curió, homens armados passaram pela Avenida Professor José Arthur de Carvalho e dispararam contra a delegacia. No momento do ataque, dois policiais civis estavam se protegeram no interior da unidade.

Um dos agentes comentou que a polícia suspeitava que a delegacia pudesse ser alvo dos bandidos. Por isso, os carros apreendidos que ficam no pátio foram transferidos para a parte interna do prédio.

Os disparos atingiram toda a fachada da delegacia, que ficou com diversas marcas de balas. A polícia disse que foram, pelo menos, 40 tiros. Ninguém ficou ferido. A polícia apreendeu diversas cápsulas deflagradas que ficaram no entorno da unidade.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o crime. Policiais realizaram buscas durante a madrugada, mas não localizaram os suspeitos.

Onda de violência

Além dosônibus, foram atacados prédios públicos e privados, como secretarias, agências bancárias e dos Correios, e sede da prefeitura nos cinco dias de violência.

Oito homens foram presos em flagrante suspeitos dos atos de vandalismo em Fortaleza. A polícia disse que tem indícios da participação de oito deles.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin