Esportes

Sport x Ceará pela Copa do Nordeste terá público e será na Arena Pernambuco, decide STJD

Duelo é válido pelas quartas de final do Nordestão

Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) oficializou a decisão de que a partida entre Sport Ceará, pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2024, deve acontecer na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), com presença de público.

Federação Cearense de Futebol (FCF), alegando falta de segurança em Pernambuco, após o atentado sofrido pela delegação do Fortaleza em fevereiro, havia solicitado que a partida acontecesse sem a presença de torcedores ou fora do estado pernambucano.

Legenda: O ônibus do Fortaleza foi atacado por membros da torcida organizada do Sport
Foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC

A solicitação não foi acolhida pelo STJD, primeiramente pelo procurador-geral do órgão, Ronaldo Piacente, e posteriormente pelo auditor relator do órgão, Felipe Bevilacqua. A partida acontecerá no estado do Pernambuco e com a presença de torcedores.

Todas as autoridades responsáveis pela segurança pública e as entidades responsáveis pela organização dentro do Estádio foram categóricas quanto à garantia da segurança de todos envolvidos, inclusive no trajeto da equipe visitante, fato que foge do espectro de competência da Justiça Desportiva, neste particular, e pelo qual deve ela se submeter. Pelo exposto, mantenho a decisão tal como lançada.

FELIPE BEVILACQUA

Auditor relator do STJD

FEDERAÇÃO CEARENSE SE MANIFESTA

Após ser comunicada sobre a decisão do STJD, a FCF, por meio de seu departamento jurídico, se pronunciou através de uma nota oficial, na qual manifesta “respeitosa discordância e preocupação” com o que foi decidido.

“A FCF respeita decisão do STJD, porém, aspirava que uma outra posição fosse adotada diante dos lamentáveis e consecutivos episódios ocorridos. Nesta oportunidade, reitera que jamais irá deixar de fazer TODO O POSSÍVEL para atender aos interesses de seus filiados”, diz trecho da nota.

Sport e Ceará se enfrentam na próxima quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), em partida válida pelo jogo único das quartas de final da Copa do Nordeste 2024.

Legenda: Ceará e Sport voltam a se enfrentar na Copa do Nordeste
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

NOTA DA FCF NA ÍNTEGRA

A Federação Cearense de Futebol (FCF) vem, diante da decisão proferida do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), que entendeu por manter a realização da partida entre Sport e Ceará, marcada para o dia 10/04/2024, com a presença de torcida, manifestar respeitosa discordância e preocupação.

A FCF entende que a manifestação da Polícia Militar de Pernambuco, órgão responsável pela segurança dos cidadãos daquele estado, é clara quanto aos riscos que circundam a partida, visto todo o histórico de violência já existente, além do clima e animosidade que se criou desde a tentativa de homicídio contra a delegação do Fortaleza Esporte Clube.

Restringir a presença das torcidas organizadas não irá coibir que os vândalos, que se dizem torcedores, venham a praticar atos delituosos, que comprometem a integridade de todos os presentes, como já foi visto anteriormente, em inúmeras oportunidades.

A FCF respeita decisão do STJD, porém, aspirava que uma outra posição fosse adotada diante dos lamentáveis e consecutivos episódios ocorridos. Nesta oportunidade, reitera que jamais irá deixar de fazer TODO O POSSÍVEL para atender aos interesses de seus filiados.
 
Como forma de proteção aos seus membros, a Federação Cearense comunica, desde já, que irá atuar junto a CBF e ao STJD para que sejam apresentadas, pelas autoridades públicas e desportivas do Estado de Pernambuco, assim como da agremiação do Sport (na qualidade de clube mandante), todas as garantias necessárias para promover a ABSOLUTA SEGURANÇA não somente da diretoria, comissão técnica e atletas do Ceará, mas de todos os torcedores presentes na Arena Pernambuco.

Por fim, o que se almeja é que nenhum episódio de violência volte a ser registrado e que efetivamente as agremiações, torcedores, imprensa e demais personagens que trabalham para a realização do evento possam ir e vir com segurança aos estádios e que o espetáculo chamado futebol possa voltar a ser o centro do saudável debate futebolístico. Parafraseando Jean Paul Sartre: “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin