CapitalCearáCoronavírus

‘Infelizmente superamos o pico do ano passado’, diz diretor de rede de saúde privada de Fortaleza sobre internações por Covid-19

Hospital da Unimed na capital registrou, nesta quarta-feira (3), 10 pacientes a mais que no pico da doença no ano passado, em 19 de maio

Fortaleza superou os números de internações por Covid-19 em leitos de enfermaria e UTI no pico da doença no ano passado em hospitais da rede de saúde privada Unimed, segundo informou o diretor da Unimed Fortaleza, Elias Leite, em vídeo na noite desta quarta-feira (3). O Ceará enfrenta, atualmente, o momento mais difícil desde o primeiro caso da enfermidade confirmado no estado, em março do ano passado.

O número de mortes por Covid-19 continuou acelerando no Ceará em fevereiro, o mês mais letal da pandemia desde agosto de 2020. Até esta quarta-feira (3), a Secretaria da Saúde confirmou 686 óbitos pela doença apenas no mês passado. A letalidade é ainda maior porque parte dos óbitos ocorridos em fevereiro ainda aguarda confirmação.

Segundo Elias Leite, em maio do ano passado, mês considerado como o pico da pandemia no estado, 582 pacientes estavam internados em hospitais da rede Unimed em Fortaleza. Nesta quarta-feira (3), 592 pacientes tratam a Covid-19 em leitos da rede de saúde. São 10 pacientes a mais que no pico da doença no ano passado.

“Desde que tudo isso começou, esse com certeza é o vídeo mais difícil que eu gravo. Eu tenho que dizer para vocês hoje que nós infelizmente superamos o pico do ano passado. Eu pedi muita luz a Deus para não saber o que dizer, porque a gente sempre diz a verdade, mas como dizer isso de forma a ajudar as pessoas, porque esse é o objetivo. Ajudar com informação séria, transparente e imparcial”, disse Elias.

Veja outros dados divulgados pelo diretor:

Pacientes internados nos hospitais Unimed:

  • Nesta terça-feira (2): 546 pacientes;
  • Nesta quarta-feira (3): 592 pacientes;
  • São 46 pacientes a mais.

Pacientes em UTI:

  • Nesta terça-feira (2): 186 pacientes;
  • Nesta quarta-feira (3): 211 pacientes;
  • São 25 pacientes a mais.

Pacientes em ventilação mecânica:

  • Nesta terça-feira: 118 pacientes
  • Nesta quarta-feira: 129 pacientes
  • São 11 pacientes a mais

Segundo Elias Leite, o número de pacientes em ventilação mecânica só não foi maior que o pico anterior em razão do uso de outras tecnologias, como o capacete Elmo.

Hospital da Unimed

Originalmente, ainda de acordo com o diretor, o Hospital da Unimed de Fortaleza tem 338 leitos para atendimentos em geral. Hoje, a unidade de saúde já conta com 450 pacientes internados, sendo que 341 deles são pacientes com Covid-19. Em 24h, o hospital registrou alta de 16 pessoas e outras 36 foram internadas por Covid-19.

“Hoje, nós temos 40 pacientes internados no nosso hospital de campanha. O hospital de campanha no ano passado tinha capacidade para 44 leitos. Agora, nós estamos planejando construir 98 leitos. Está dependendo ainda da instalação do oxigênio que já está andando. Provavelmente, até o começo da semana que vem, a gente está com 98 leitos no hospital de campanha. Nós vamos fazer outros leitos dentro da estrutura do nosso hospital, onde hoje não tem leito. E a gente vai continuar expandindo até onde der”, disse Elias.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin