Ceará

Volume médio dos açudes no Ceará dobrou desde o início do ano, aponta Cogerh

O volume médio dos açudes do Ceará mais que dobrou desde o início do ano. Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora diariamente 155 açudes do estado, o volume médio atual é de 13,89%. No início do ano, o índice era de 6,84.

Conforme o órgão, reservatórios de todas as regiões do estado tiveram aumento no volume de água. Entre os açudes de pequeno e médio porte, 20 açudes atingiram a capacidade máxima.

O aporte ocorre graças principalmente às fortes chuvas ocorridas neste mês de abril. Com 17 dias, abril já é o mês mais chuvoso deste ano, com mais de 180 milímetros.

Situação segue crítica

Mesmo com o volume acima da média neste mês, a situação segue crítica no estado. Dos 155 açudes monitorados pela Cogerh, 91 têm menos de 30% da capacidade, incluindo os maiores açudes, como o Castanhão e o Orós.

No Castanhão, maior açude do país, o volume atual é de 6,85%. No período de maior escassez, o Castanhão chegou ao volume morto, com apenas 2,13% da sua reserva.

Já o Orós, segundo maior reservatório do Ceará, o volume atual é de 8,81%.

Os açudes que estão com 100% de sua capacidade são: Açude São José I em Boa Viagem; São Pedro Timbaúba, na cidade de Miraíma, Itapebussu em Maranguape; Diamantino I, na cidade de Marco; Quandú em Itapipoca; Açude Várzea da Volta, no município de Moraújo; Angicos, em Coreaú; Açude Itapajé, em Itapajé; Maranguapinho, em Maranguape; Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Itaúna, na cidade de Granja; Tucunduba, em Senador Sá; Cocó, na capital; Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; Colina, na cidade de Quiterianópolis e Barragem do Batalhão em Crateús.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin