Veja como será o calendário de competições de Fortaleza e Ceará para 2023
Os dois rivais terão grandes competições em 2023 e iniciam a temporada no dia 14
Fortaleza e Ceará terão grandes desafios para a temporada de 2023, com um calendário repleto de competições. O Leão terá 5 competições, enquanto o Vovô disputará 4.
Ambos atuarão juntos em três delas: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Agora em divisões do Brasileirão diferentes, o Tricolor de Aço jogará a Série A, e o Alvinegro a Série B. E a 5ª competição, que diferencia o número de torneios de ambos, é a Libertadores para o Fortaleza.
CAMPEONATO CEARENSE (14 DE JANEIRO E 9 DE ABRIL)
A edição de 2023 do Estadual tem dois atrativos. O primeiro é a disputa particular entre Leão e Vovô pela hegemonia em número de títulos, afinal, eles estão empatados com 45 conquistas. E para elevar ainda mais a rivalidade, o Fortaleza luta pelo seu pentacampeonato, enquanto o Vovô tentará impedí-lo para não igualar sua conquista de 1915 a 1919.

Foto: Thiago Gadelha
O Estadual começa no dia 14 de janeiro, com o Fortaleza estreando contra o Iguatu, às 16 horas no PV, enquanto o Ceará enfrenta no mesmo dia contra o Guarani de Juazeiro, às 17 horas na Arena Romeirão.
O Tricolor de Aço está no Grupo B, com Ferroviário, Guarani de Juazeiro, Maracanã e
Pacajus. O Ceará está no Grupo A do Estadual, com Atlético, Barbalha, Caucaia e Iguatu. Pelo regulamento, as equipes do Grupo A enfrentam a do Grupo B.
COPA DO NORDESTE (21 DE JANEIRO A 3 DE MAIO)
O Nordestão é outra competição que Fortaleza e Ceará jogarão juntos. O Tricolor de Aço é o atual campeão e principal favorito ao título ao lado do Bahia, com Ceará e Sport, correndo por fora.
A Fase de Grupos da Copa do Nordeste começa dia 22 de janeiro. O Fortaleza está no Grupo A com Sport, CRB, Sampaio Corrêa, Atlético-BA, Fluminense-PI e dois times vindos das fases eliminatórias. O Ceará está no Grupo B, com Bahia, Náutico, ABC, Campinense, Sergipe e duas equipes vindas das fases eliminatórias.
Vale lembrar que Ferroviário e Caucaia são os representantes cearenses nas fases eliminatórias que começam no dia 5 de janeiro.
COPA DO BRASIL (22 DE FEVEREIRO A 24 DE SETEMBRO)
A Copa do Brasil de 2023 começa no dia 22 de fevereiro com 92 equipes. O Fortaleza, por ser um dos representantes do Brasil na Libertadores, entra apenas na 3ª Fase, que será disputada no dia 12 de abril. Já o Ceará, que se classificou pelo ranking da CBF, começa a competição logo da 1ª Fase.

Foto: Thiago Gadelha
CAMPEONATO BRASILEIRO (Série A DE 16/04 A 03/12 E Série B 15/04 A 25/11)
O Fortaleza foi 8º colocado na Série A de 2022 e voltará a jogar a competição em 2023 no dia 16 de abril. Serão 38 rodadas até o dia 3 de dezembro.
O Alvinegro, rebaixado da Série A em 2022, com a 17ª colocação, jogará a Série B em busca do acesso. O Vovô estreia no dia 15 de abril. Serão 38 rodadas até o dia 25 de novembro.
LIBERTADORES (22 DE FEVEREIRO)
O Tricolor de Aço jogará sua 2ª Libertadores consecutiva em 2023. E este ano, o Fortaleza iniciará na Pré-Libertadores. Na 1ª Fase, o Leão enfrenta o Deportivo Maldonado, do Uruguai, nos dias dias 22 de fevereiro (ida, no Uruguai) e 1º de março (volta, em Fortaleza). Se o Leão avançar, enfrentará o Cerro Porteño ou Curicó Unido-CHI na 2ª Fase preliminar, por uma vaga na fase de Grupos.
Vale lembrar que em caso de eliminação na 1ª Fase Prévia contra o Maldonado, o Fortaleza não terá vaga na Sul-Americana. Isso só acontecerá se o Tricolor foi eliminado pelo Cerro Porteño ou Curicó Unido-CHI.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024