Vacina: Anvisa autoriza testar mais duas fórmulas em SP e Bahia
Estudo precisa da participação de 29 mil voluntários
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse ontem (21) ter autorizado a realização de testes em humanos com mais duas vacinas contra a Covid-19. O estudo prevê a participação de 29 mil voluntários, sendo que mil deles serão brasileiros de São Paulo e Bahia. O recrutamento será feito pelos centros que conduzem a pesquisa.
Segundo a agência, os imunizantes estão sendo desenvolvidos pelas empresas BioNTech e Pfizer e têm como base o ácido ribonucleico, o RNA, que vai codificar um agente específico contra o Sars-Cov-2. A molécula “é traduzida pelo organismo humano em proteínas que vão, então, induzir uma resposta imunológica”, diz o órgão.
O ensaio clínico, informa ainda a Anvisa, será randomizado. Ou seja, parte dos voluntários receberá a vacina a ser avaliada e outra parte receberá apenas placebo. Apenas os pesquisadores vão saber qual grupo está testando a vacina de verdade.
Esse é o terceiro estudo com aprovação da Anvisa voltado para a Covid-19 no Brasil – os anteriores foram os da Universidade Oxford, no Reino Unido, e o da empresa chinesa Sinovac, cujos testes começaram ontem no HC paulista.
Para aprovar as duas novas pesquisas, a Anvisa disse que levou em consideração “dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro (em células) e em animais”. A agência também analisou dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Para o órgão, “os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas”
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024