Educação

Universidade de Fortaleza realiza colação de grau virtual nesta sexta-feira (8)

Solenidade terá os tradicionais discursos, juramento e outorga de grau previamente gravados. A noite especial se encerra com o show da banda The Mob, transmitido ao vivo pelas redes sociais da Unifor

Em meio a tantos desafios trazidos pela pandemia, concluir a jornada acadêmica exigiu ainda mais esforços e perseverança não só de cada estudante, mas de toda a comunidade universitária. Para celebrar essa importante conquista, a Universidade de Fortaleza (Unifor) realiza virtualmente a solenidade de Colação de Grau 2020.2, nesta sexta-feira (8), a partir das 20h, certificando cerca de 1.400 estudantes, com títulos de graduação, mestrado e doutorado.

Todas as formalidades foram gravadas previamente, desde os discursos de alunos e professores e mensagens dos gestores, até o juramento dos concludentes e a outorga de grau. Esta será a segunda vez que a Universidade de Fortaleza realiza seu tradicional rito de fim de semestre de forma digital, em respeito aos protocolos de biossegurança e distanciamento social exigidos pela pandemia.

A transmissão da colação de grau virtual acontece pela TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e pelas redes oficiais da Universidade de Fortaleza (Youtube, Facebook e Instagram). A partir das 20h30, a cerimônia se encerra com a live musical da banda cearense The Mob, transmitida diretamente do campus da Universidade.

Vencendo desafios

Aos 22 anos, Rafaella Pinheiro está concluindo o curso de Engenharia Civil e revela ter grandes expectativas para o tão esperado dia da Colação. Para ela, escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em meio à pandemia foi desafiador, mas conseguiu se dedicar à monografia no primeiro semestre do ano, por conta da suspensão das atividades de sua antiga rotina.

A formanda conseguiu finalizar e apresentar seu trabalho com êxito neste semestre, com apoio de seu orientador e da tecnologia. “Sou muito grata a Deus e à minha família por ter tido essa oportunidade de estudar em uma Universidade tão incrível e qualificada, e por estar me formando em meio a um ano tão difícil para todos nós”, pontua Rafaella.

Além do diploma
Concluindo o curso de Jornalismo aos 21 anos, Matheus Norões considera o feito como uma vitória pessoal e profissional. “Sou bastante tímido e não saio muito. Tive de superar muitos medos e quebrar muitos paradigmas para chegar aqui, sempre tendo o apoio da minha família”, revela o concludente.

Matheus passará a Colação em casa, acompanhando a cerimônia virtual junto à sua família. E também já planeja possibilidades para o seu futuro: “estou considerando uma pós-graduação, um mestrado, mas já quero ir adquirindo experiência (profissional na área)”.

Ano importante

Já Marília Barreira se tornou psicóloga em 2008, mestre em 2015 e hoje, aos 35 anos, comemora a titulação de doutora em Psicologia pela mesma instituição de ensino. “Foi na Unifor que encontrei os professores que olharam para mim e disseram que eu tinha capacidade, os amigos que estão hoje ao meu lado, a infraestrutura e o apoio financeiro, pois fui bolsista ao longo do mestrado e parte do doutorado”, comenta. 

Ela aponta que receber o título nas condições atuais do País é um privilégio e também um desafio de se tornar uma professora e uma pesquisadora cada vez mais comprometida com as questões humanitárias, compreendendo que a educação tem que ser um projeto de desenvolvimento social. “A educação tem que ser o meio pelo qual nosso País vai se desenvolver. A educação tem salvado a minha vida e pode salvar a vida de muitas pessoas. Receber esse título mostra que 2020 não foi só um ano ruim. Foi um ano difícil, mas a gente não pode maldizer um ano em que se termina um doutorado”, comenta.

Comentários

Comentários

Rosana Teofilo

Editora, Radialista profissional e presidente da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin