Uece inaugura árvore solar para alimentar bicicletas elétricas
O campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), contará a partir da próxima terça-feira (21) com uma Árvore Solar, formada por dez painéis fotovoltaicos que carregam as baterias de uma frota de dez bicicletas elétricas, postas sobre as palmas de uma palmeira estilizada e branca. As bicicletas serão utilizadas pela equipe de segurança do campus, no primeiro momento.
O reitor Jackson Sampaio presidirá a solenidade de inauguração do equipamento, às 15h, ao lado de representantes das empresas parceiras, integrantes da direção da Universidade, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.
O benefício é resultado da parceria da Uece, por meio do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da Uece (IncubaUece), que conta com o apoio técnico em arquitetura da Projec. Por estar associada à incubadora pública, a Eco soluções em Energia pode contar com o apoio do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT/CE), por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que analisou e aprovou o projeto.
Durante o dia, quando as bicicletas estiverem conectadas à árvore, os painéis carregarão as baterias. Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore repassará a energia para a rede pública, gerando créditos para a Uece utilizar posteriormente. A bicicleta com necessidade de carga à noite usará a energia da concessionária.
A IncubaUece continuará participando do projeto, oferecendo assistência para a sua viabilização, pois tem como missão estimular e apoiar empreendedores no processo de geração, consolidação e crescimento de micro, pequenas e médias empresas no Ceará, visando promover o desenvolvimento regional sustentável.
- Novo Ensino Médio: o que ajuda e desafia a implantação das mudanças nas 754 escolas públicas do CE - 24/03/2024
- Novo Ensino Médio: veja como ficará formato após aprovação de lei na Câmara Federal - 20/03/2024
- Alunas do Ceará são únicas meninas a representar o Brasil em Olimpíada de Química na China - 07/03/2024