Taperuaba: Recadastramento Bolsa Família 2016
Um dos procedimentos mais importantes para a manutenção dos benefícios sociais do Governo baseados na renda familiar é o recadastramento, e um dos benefícios mais populares, o Programa Bolsa Família, também pode exigir o recadastramento, ao contrário do que a maioria das famílias imagina. O recadastramento Bolsa Família é um procedimento fundamental que pode garantir a manutenção da sua bolsa, por isso ensinaremos hoje como recadastrar a sua bolsa.
Revisão Cadastral e Averiguação do Bolsa Família
O governo realiza anualmente o cruzamento de diversas bases de dados de renda dos brasileiros para saber se não existem irregularidades nas informações nos cadastros das famílias, como por exemplo, o cancelamento de CPF de membros do grupo familiar, aumento não informado da renda familiar, mudança de endereço das famílias beneficiadas pelo Bolsa família, entre outros. Isso evita que usuários mal-intencionados recebam o benefício sem realmente ter direito, e permite o Governo Federal realizar a atualização das informações das famílias que recebem o benefício para distribuir melhor a renda.
Existem dois tipos de recadastramento que pode ser solicitado pelo Programa Bolsa Família: a Revisão Cadastral, que é o recadastramento exigido dos usuários que possuem informações conflitantes conforme as análises do Governo, e os usuários o qual é solicitada a Averiguação, que são os usuários que não possuem nenhuma irregularidade aparente, mas que são solicitados a atualizar as informações pois o cadastro está ficando velho.
Quando é preciso fazer o recadastramento Bolsa Família?
O Ministério do Desenvolvimento Social avisa os beneficiários do recadastramento do Bolsa Família de duas maneiras diferentes:
- Através de uma carta enviada ao endereço cadastrado pela família;
- Quando você fizer o saque do seu benefício, no comprovante de pagamento, se aparecerem as palavras “AVERIGUAÇÃO” ou “REVISÃO CADASTRAL”, significa que você precisa fazer o recadastramento no benefício.
Lembrando que o recadastramento é obrigatório, e deve ser feito o mais rápido possível. Caso os beneficiários recebam o aviso do recadastro, será necessário fazê-lo antes do mês seguinte, pois os pagamentos do bolsa família não são liberados até que o benefício esteja regularizado junto ao CadÚnico, portanto não deixe o seu bolsa família ser bloqueado.
Documentos para recadastrar o Bolsa Família
Sempre que for fazer o recadastramento do seu benefício, levo consigo os seguintes documentos para evitar de ter que comparecer mais de uma vez ao órgão de recadastramento:
- Documento de identificação de todos os membros da família cadastrados – CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.
- CPF ou título de eleitor do membro da família no qual o cartão está no nome – no caso de famílias de origem indígena ou quilombola, pode ser qualquer tipo de documento de identificação.
- Uma conta de luz – ou outro comprovante de residência válido;
- Se você tiver crianças ou adolescentes que participem do seu grupo familiar, é necessário levar consigo o comprovante de matrícula de todas as crianças cadastradas;
- Também é necessário que você informe um número de telefone para que a secretaria de desenvolvimento social possa entrar em contato com você.
Basicamente você precisa levar todos os documentos que usou para fazer o cadastro no Bolsa Família, mas se forem solicitados documentos adicionais para comprovar a sua situação socioeconômica, trate de providenciá-los o mais rápido possível para evitar perder a próxima parcela do seu benefício.
Em Taperuaba o recadastramento está acontecendo no espaço cultural Maria Julia Teixeira. Hoje (22) o Portal Taperuaba.com esteve presente acompanhando de perto a movimentação, apesar de muita gente, o que se viu foram várias equipes de atendimento, tudo muito organizado e fluindo naturalmente.
Veja as fotos:
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024