Sobral: Mudança no ponto de topics desagrada população
Os passageiros que vêm a Sobral de cidades da Serra da Ibiapaba, além de municípios como Coreaú, Moraújo, Mucambo e Graça estão há dois meses em um novo ponto de vans. Os transportes coletivos, que antes estacionavam nas imediações dos Correios, agora estão na Rua Estanislau Frota, entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Motoristas, cobradores e usuários reclamam da falta de estrutura. Prefeitura diz que local é provisório até a construção de um terminal de passageiros como parte do Plano de Mobilidade Urbana. Também está em análise uma solução temporária para a estrutura do local.
Diariamente, entre 80 e 100 passageiros passam pelo terminal improvisado em cada linha de topics, segundo estimativa de motoristas e cobradores. A insatisfação é geral. Quem passa diariamente pelo local diz que não é apropriado para embarque e desembarque de passageiros. Além da falta de estrutura, como banheiros, usuários, motoristas e cobradores têm que enfrentar o sol escaldante. Eles também reclamam da insegurança. “As pessoas têm medo de assalto, os passageiros não querem mais vir a Sobral”, reclama o cobrador Antonio Marcos, mostrando que faltava apenas três minutos para a topic sair e havia apenas um passageiro.
A doméstica Liliane de Medeiros, 35, conta que teve dificuldade de encontrar o novo ponto das topics porque não havia qualquer indicação do local. Ela disse não ter gostado da mudança. “Na praça (dos Correios) a gente se sentava, era perto de lanchonete. Aqui é no meio do nada. Muito ruim. Quase não consigo achar esse lugar, imagine as pessoas idosas”, reclama.
O motorista Aroldo Farias, 46, conta que é preciso diariamente ficar em média 2h no ponto aguardando o horário de saída do próximo coletivo. “Não tem banheiro, lanchonete nem ponto de apoio”, reclama. O também motorista João Batista questiona a falta de uma área coberta e a ausência de segurança. “Já assaltaram a rota duas vezes e já assaltaram passageiros. Não tem policiamento”, diz.
O vendedor ambulante identificado como Paulo disse que muitos passageiros desistiram de vir a Sobral em virtude do novo lugar para embarque e desembarque. “Aqui tem idosos, deficientes e não tem banheiro, não tem um lugar com sombra, os motoristas que mandaram fazer uns bancos”, destaca.
Plano de Mobilidade
O Plano de Mobilidade Urbana de Sobral está em fase de finalização. Em setembro, acontecerá a terceira audiência pública para ouvir as propostas definidas até agora, de acordo com o coordenador de mobilidade da Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos da Prefeitura de Sobral, Saulo Passos. Ele explicou que o ponto é provisório e o Plano de Mobilidade Urbana prevê a construção de terminais. “A prefeitura está ciente e preocupada com a situação. Uma das prioridades é dar uma estrutura melhor para passageiros, motoristas e cobradores”, garante.
De acordo com Passos, já foram realizadas reuniões com os motoristas e cobradores no ponto provisório na tentativa de organizar o fluxo de veículos e pensar uma estrutura melhor para eles. “A prefeitura está avaliando projetos para resolver a situação”, destaca. Ele lembrou ainda que o Plano de Mobilidade Urbana é um planejamento iniciado no ano passado, mas já estava prevista a construção de uma estação intermodal na antiga estação ferroviária desde o Plano Diretor Participativo de 2008.
Linhas na Estanislau Frota
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024