Sobral

Realizada a cerimônia de lançamento do 1º Concurso de Instalações Socioambientais de Sobral

O evento on-line contou com a participação dos professores e estudantes do 1° ao 3º ano do ensino médio, das escolas públicas e privadas

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), realizou, na quinta-feira (06/05), a cerimônia de lançamento do 1º Concurso de Instalações Socioambientais de Sobral, que Integra o Projeto Escola Verde, do Programa de Educação Socioambiental Sobral Nossa Casa.

O evento on-line contou com a participação dos professores e estudantes do 1° ao 3º ano do ensino médio, das escolas públicas e privadas, que prestigiaram a palestra “Intervenções de Agroecologia Urbana para criar Florestas de Alimentos”, com o agrônomo Narciso Mota, especialista em agroecologia e educação do campo e doutor em desenvolvimento e meio ambiente. Em seguida, ocorreu apresentação da proposta e cronograma do concurso, com a coordenadora Rafaela Vianna.

Na ocasião, o superintendente da AMA, Erlânio Matoso, destacou a importância da iniciativa e a participação dos jovens em ações que envolvem a sustentabilidade. “Acredito que o mundo de hoje precisa, cada dia mais e cada vez mais, vivenciar ideias novas para se trabalhar o meio ambiente para agora e para gerações futuras. Esse concurso prima pela necessidade da gente buscar a inteligência dos nossos estudantes; buscar as iniciativas que eles vão desenvolver, para que a gente consiga alcançar melhores ideias, projetos sustentáveis, trazer para toda comunidade a importância que é cuidar e zelar do nosso meio ambiente”, afirmou o superintendente.

A coordenadora do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), Fernanda Fernandes, fez uma avaliação do programa. 

” O Prodesol tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços públicos, por meio de investimentos públicos em saneamento básico e ambiental, ingestão e requalificação da infraestrutura urbana do município. O Prodesol já tem dois anos de execução e seu prazo original de execução é cinco anos; ele faz grandes investimentos em saneamento e tem sete componentes, mas dois deles têm grande parte do recurso voltado para esses dois primeiros componentes, que são saneamento ambiental e gestão ambiental. É do nosso interesse que o município de Sobral, assim como tem esse destaque na educação, que tenha destaque também com essa temática; pensando nisso, nessas ações e dentro do Projeto Escola Verde, temos esse projeto voltado para os alunos do ensino médio. Estamos certos de que será um sucesso”, falou Fernanda Fernandes.

O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, Daniel Costa, parabenizou a Prefeitura de Sobral pela iniciativa e ressaltou que o jovem de hoje é o futuro do nosso meio ambiente. 

“A ideia de intervenção e abrir esse espaço de participação para o jovem, é a garantia de uma sustentabilidade ambiental; hoje ele é jovem, amanhã ele é um adulto, ele é a família, ele é o morador de Sobral que vai ter uma consciência ambiental na sua cidade; e isso abre um leque de possibilidades e, mais do que isso, traz a temática socioambiental para dentro da escola de uma forma mais abrangente, de uma forma mais prática vivencial. A gente trabalha muito essa temática socioambiental dentro da escola, mas trazer da sua cidade, discutir a sua cidade e propor intervenção na sua cidade, isso torna muito mais prazeroso e prático o entendimento”.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o 1º Concurso de Instalações Socioambientais de Sobral permanecem abertas até 15 de maio. Para participar é preciso formar equipes com quatro ou seis estudantes, além de um professor.

Regulamento AQUI
Assista ao vídeo da cerimônia de lançamento AQUI

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin