Prova de vida obrigatória de aposentados da União é adiada para julho
Procedimento para aposentados do INSS, no entanto, continua com mesmo calendário
O Governo Federal, em portaria publicada hoje (24), adiou para 1º de julho o retorno da obrigatoriedade de realizar a prova de vida para servidores aposentados da União.
“Fica suspensa, até 30 de junho de 2021, a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis de que trata a Portaria nº 244, de 15 de junho de 2020, e a Instrução Normativa nº 45, de 15 de junho de 2020”, determina a portaria no Diário Oficial da União.
Com isso, o bloqueio de pagamentos em caso de não realização da prova de vida só deverá ser efetuado a partir de julho.
Aposentados do INSS
A nova regra estabelecida pela Instrução Normativa nº 45 não se aplica aos aposentados e pensionistas do INSS, que continuam com o retorno da obrigatoriedade prevista para 1º de junho.
Desde março de 2020, a exigência da comprovação de vida está suspensa, por conta da pandemia.
No Ceará, mais de 660 mil beneficiários ainda estão pendentes para fazer o procedimento, de acordo com informações do INSS. Confira abaixo como os segurados do INSS podem realizar a prova de vida digital e no banco.
Primeiros a fazer a prova de vida do INSS
Cerca de 160 mil pessoas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem.
É o mesmo caso dos beneficiários que foram convocados a fazer a comprovação digital por reconhecimento facial (biometria) e não o fizeram.
Depois disso, será a vez dos beneficiários que estão com a prova de vida vencida desde março/abril de 2020.
Integrantes desses grupos que perderem o prazo ainda poderão realizar o desbloqueio dos pagamentos por reconhecimento facial pelo aplicativo Meu INSS.
Como fazer a prova de vida
Prova de vida digital
O procedimento de prova de vida digital utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para identificar o beneficiário. Veja abaixo o passo a passo:
- Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login;
- Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”;
- Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;
- Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”;
- O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;
- Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;
- Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.
Regras da prova de vida digital
A prova de vida digital não é destinada a todos os públicos. Dessa forma, só é possível realizar o procedimento quem tem biometria cadastrada no sistema do governo, como por exemplo, quem tem a CNH digital.
Ainda assim, mais de 5 milhões de beneficiários do INSS estão aptos a realizar a prova de vida por meio do reconhecimento facial através do aplicativo Meu INSS.
Prova de vida em banco
Aposentados e pensionistas que tiverem a biometria cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para recadastrar a senha, tendo em vista que muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida.
No caso dos beneficiários sem biometria é possível ir à agência bancária, com CPF e documento com foto, em horário alternativo.
Correntistas do Banco do Brasil podem ainda fazer a prova de vida por aplicativo de celular, sem sair de casa.
Prova de vida em domicílio
O INSS permite ainda que alguns beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, sendo realizado por meio da visita de um funcionário do órgão à casa do segurado.
Esse direitoé garantido a maiores de 80 anos e a pessoas a partir de 60 anos que possuam dificuldade de locomoção. É preciso comprovar essa condição de saúde por documento médico.
O atendimento deve ser agendado pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135.
Como proceder em caso de bloqueio do benefício
Se o beneficiário perder o prazo e o benefício for bloqueado, será necessário pedir a reativação de forma remota, através do site ou do aplicativo Meu INSS.
No endereço eletrônico será solicitado documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência.
Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024