Sobral

Prefeitura realiza limpeza de terrenos para conter aumento dos casos de dengue

Os terrenos que estão sendo limpos pela Prefeitura foram identificados como áreas críticas para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A limpeza de terrenos particulares com acúmulo de lixo doméstico ou restos de construção teve início, na última quinta-feira (22/07), por iniciativa da Prefeitura de Sobral. A ação está sendo realizada nos terrenos privados identificados pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) como pontos críticos para focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As despesas com este serviço são repassadas aos proprietários dos terrenos.

A operação de limpeza é uma ação conjunta das secretarias do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), Segurança Cidadã (Sesec), Saúde (SMS) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). De acordo com o coordenador da Vistoria da Fiscalização da Seuma, Alex Melo, a operação integrada acontece devido ao crescimento dos casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e passará, inicialmente, pelos bairros Parque Silvana, Coração de Jesus, Expectativa e Campo dos Velhos.

Ele ressalta, ainda, que é responsabilidade dos proprietários manter os terrenos limpos. “De acordo com o Código de Obras e Posturas de Sobral em seu artigo 184, os proprietários de terrenos não edificados são obrigados a zelar para que seus imóveis não sejam usados como depósito de lixo, detritos e similares, sob pena da aplicação de sanções previstas em lei”.

Os terrenos que estão sendo limpos pela Prefeitura foram identificados como áreas críticas para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses mapeou os pontos que precisavam de intervenção urgente. “Além da limpeza, a Prefeitura disponibiliza um canal exclusivo para denúncias que envolvam lixo e restos de construção em terrenos e vias públicas, o Flagrante do Sujão. Esse canal é um WhatsApp que recebe as denúncias sobre lixo e direciona para o setor responsável por cada caso”, explica Alex.

Ele enfatiza que a população poderá ajudar a Prefeitura, por meio de denúncias que podem incluir fotos e vídeos, para identificar os “sujões”. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo WhatsApp 9 8802-5029.

O Código de Obras e Posturas do Município dispõe que a população deve cooperar com a Prefeitura nos trabalhos de conservação e limpeza, assim como determina que é proibido prejudicar, de qualquer forma, a limpeza dos passeios e logradouros públicos em geral ou perturbar a execução dos serviços de higienização dessas áreas.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin