Sobral

Prefeitura oferece teste rápido molecular para diagnóstico de tuberculose

O teste é fundamental para o diagnóstico da doença que, se não tratada, pode levar à morte

O Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) é um teste automatizado, simples e rápido, oferecido no município por meio do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris). O teste é fundamental para o diagnóstico da doença que, se não tratada, pode levar à morte. Pessoas com mais de duas semanas de tosse podem solicitar o teste no Centro de Saúde da Família (CSF).

De acordo com a médica infectologista do Cris, Patrícia Batista Rosa, o município de Sobral é uma área prioritária na atenção à doença. “Por isso temos um tempo de observação menor para fazer o teste. Enquanto outros municípios realizam o teste quando o paciente apresenta três semanas de tosse, Sobral realiza o teste com a observância de apenas duas semanas”, explicou. 

Além do teste rápido, a Secretaria da Saúde também oferece o teste laboratorial. Ambos podem ser solicitados no CSF. O diagnóstico e início do tratamento são fundamentais para o controle de transmissão da tuberculose. “A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível pelo ar, que afeta principalmente os pulmões, mas que pode comprometer outros órgãos e levar a óbito quando não diagnosticada e tratada. Quando o paciente inicia o tratamento, ele para de transmitir após o 15º dia”, salientou a médica.

A médica infectologista ressalta ainda a importância do diagnóstico precoce para o melhor resultado do tratamento. “Além da doença ser fatal quando não corretamente tratada, o tratamento precoce diminui também os riscos de sequelas como múltiplas cicatrizes e perda de tecido pulmonar, que podem diminuir drasticamente a qualidade de vida do paciente”.

TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expectoração, perda de peso, dor no peito, entre outros. A tuberculose pulmonar é uma doença grave provocada por uma bactéria (bacilo de Koch) e que pode ser fatal. O diagnóstico e tratamento são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e têm como porta de entrada a Atenção Primária, por meio dos Centros de Saúde da Família.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin