Pátio Municipal de Compostagem recebe 388 toneladas de resíduos orgânicos em maio
As 388,11 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela poda urbana de árvores e coleta seletiva de orgânicos na área de hortifruti do Mercado Público
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), recolheu, no mês de maio deste ano, 388,11 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela poda urbana de árvores e coleta seletiva de orgânicos na área de hortifruti do Mercado Público, gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). A destinação correta dada a estes resíduos orgânicos é o Pátio Municipal de Compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
A coleta seletiva de orgânicos no Mercado Público foi ampliada, recolhendo também resíduos como óleo, resíduos orgânicos do setor de peixes e da área alimentícia. Atualmente são coletadas cerca de 10 toneladas de resíduos orgânicos do setor de hortifruti do Mercado, mensalmente, que recebem a destinação final correta.
Estes resíduos são misturados com os restos de poda urbana, triturados e passam pelo processo de decomposição e estabilização biológica dos substratos orgânicos sob condições que favorecem o desenvolvimento de temperaturas termofílicas, que resultam da produção biológica de calor, no período de 50 a 90 dias, até estar pronto.
Após este período o material se transforma em composto orgânico e será utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas, distribuição de pequenas quantidades para a população, como também na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais, atividade desenvolvida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024