Parte do Estado do Ceará amanhece sob chuvas nesta quarta-feira, 25 de janeiro
Precipitação ocorreu principalmente nas partes central e Leste do Estado; Funceme registrou chuvas em seis macrorregiões do Ceará ao longo da madrugada
Grande parte do Ceará registrou chuvas intensas ao longo da madrugada desta quarta-feira, 25. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Dados de radar da Fundação indicam que a chuva ocorreu principalmente nas partes central e Leste do Estado. Ao todo, seis macrorregiões do Ceará apresentaram precipitação desde a meia-noite. Apenas a Ibiapaba e o Litoral Norte tiveram tempo seco.
O maior índice foi registrado em Jaguaribe, na macrorregião de mesmo nome. Até o começo desta manhã, o município apresentou 43,2 mm de chuva.
Icó, também na região Jaguaribana, e Ibaretama, no Sertão Central e Inhamuns, tiveram chuvas acima de 30 mm. Os índices foram de, respecivamente, 39,8 mm e 35,8 mm.
Em Fortaleza, o acumulado desde a meia-noite chegou a pouco mais de 20 mm. A Capital também registrou forte ventania e raios ao longo da madrugada. No Estado, já foram mais de 10 mil descargas elétricas este mês.
FUNCEME AVALIA PRÉ-ESTALÇÃO CHUVOSA NO CEARÁ
Na última sexta-feira, 20, a Funceme apresentou o prognóstico para a quadra chuvosa no Estado. O órgão indica 50% de chances de precipitação acima da média em parte do período, de fevereiro a março.
A possibilidade é a maior desde 1998. Em 25 anos de série histórica, nunca houve prognóstico tão positivo para a época.
A pré-estação chuvosa, no entanto, ainda está abaixo da média. Até essa segunda-feira, 23, o registro era menor que o habitual para janeiro.
O cenário varia em cada município. Pouco mais de 50 cidades cearenses já superaram a chuva esperada para o mês.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024