Operação de enfrentamento ao Aedes aegypti realizará limpeza de imóveis privados
O município seguirá monitorando imóveis privados que ofereçam risco de proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya
Nesta quinta-feira (08/07), o chefe do gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, se reuniu com os secretários Regina Carvalho (Saúde), Carlos do Calisto (Serviços Públicos), Ramom Carvalho (Planejamento e Gestão) e Emanuela Leite (Segurança Cidadã) para discutir as ações da operação que irá realizar a limpeza em imóveis privados contra o mosquito Aedes aegypti. Também participaram do encontro Erlânio Matoso, superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), e técnicos da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
O município seguirá monitorando imóveis privados que ofereçam risco de proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. A determinação é identificar e limpar esses locais para reduzir os focos do mosquito. A conta pelas despesas de limpeza em cada imóvel será repassada aos proprietários, que também estarão sujeitos ao pagamento de multa.
A decisão se baseia no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado pela Prefeitura. Conforme o estudo, o Índice de Infestação Predial (IIP) em Sobral é de 1,18% para o ciclo de maio e junho. De acordo com a Gerência de Vigilância em Zoonoses, o resultado indica que o município apresenta médio risco para a reprodução do mosquito.
De acordo com Rafael Andrade, gerente da Unidade de Vigilância em Zoonoses, “Sobral possui mais de 1.300 notificações para Aedes aegypti, sendo os bairros Alto do Cristo, Campo dos Velhos, Parque Silvana, Cohab I e Dom José os que apresentam situação mais crítica”.
Para a secretária da Saúde, Regina Carvalho, “nós estamos em um momento de muita preocupação com o avanço do Aedes aegypti. O trabalho dos agentes de endemia identificou que, principalmente, nos terrenos, casas e edificações em situação de abandono é que se encontram os principais focos do mosquito”.
Ainda segundo Regina Carvalho, “nós já temos vários casos de internação por dengue em Sobral, inclusive, abrimos uma unidade de tratamento da doença no Hospital Dr. Estevam, para onde as unidades de saúde encaminham diretamente os pacientes para a realização mais rápida de exames, hidratação e avaliação para evitar complicações”.
Segundo a Secretaria da Saúde, quem apresentar os sintomas de uma das doenças causadas pelo Aedes deve procurar seu Centro de Saúde da Família (CSF) de referência. Em casos mais graves, é preciso buscar atendimento de urgência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024