Brasil

Novo abono salarial do PIS/Pasep começa a ser pago nesta segunda (15); veja calendário

Os beneficiários poderão sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro deste ano

Nova remessa do abono-salarial PIS/Pasep começa a ser paga nesta segunda-feira (15). Trabalhadores nascidos de janeiro a agosto ou que tenha o número Pasep com finais 0, 1, 2, 3, 4 ou 5 já podem sacar o benefício referente ao ano de 2021. 

O pagamento de até R$ 1.302 será liberado em lotes, sendo dois a cada mês. Os beneficiários poderão sacar o dinheiro até 28 de dezembro deste ano. O PIS considera o mês de nascimento do trabalhador, enquanto para o Pasep, a referência é o dígito final do número de inscrição no programa. 

O Programa de Integração Social (PIS) é administrado pela Caixa Econômica Federal. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), é de responsabilidade do Banco do Brasil

É estimado que cerca de 22,9 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial. Destes, 20,4 milhões são referentes ao PIS e 2,5 milhões são cadastrados no Pasep.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO PIS 2023 

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 15/2/2023
  • Nascidos em março e abril: 15/3/2023
  • Nascidos em maio e junho: 17/4/2023
  • Nascidos em julho e agosto: 15/5/2023
  • Nascidos em setembro e outubro: 15/6/2023
  • Nascidos em novembro e dezembro: 17/7/2023

CALENDÁRIO DO PASEP 2023

  • Inscrição final 0: 15/2/2023
  • Inscrição final 1: 15/3/2023
  • Inscrição final 2 e 3: 17/4/2023
  • Inscrição final 4 e 5: 15/5/2023
  • Inscrição final 6 e 7: 15/6/2023
  • Inscrição final 8 e 9: 17/7/2023

QUEM TEM DIREITO AO ABONO?

Quem recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada (CLT) e trabalhou por, pelo menos, 30 dias, no ano anterior ao pagamento.

É preciso também estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos, com informações atualizadas pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

QUAL É O VALOR DO PIS/PASEP?

No máximo, trabalhador pode receber um salário mínimo, R$ 1.302 em 2023. Caso o beneficiário não tenha exercido atividade por 12 meses, é paga uma quantia proporcional ao período trabalhado.

COMO SACAR?

O abono do PIS pode ser recebido em qualquer agência da Caixa, com apresentação de documento de identificação com foto.

Com o Cartão do Cidadão, o dinheiro pode ser sacado em caixas eletrônicos e lotéricas.

Quanto ao Pasep, os servidores públicos devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PIS E PASEP?

No caso do PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, os calendários seguem o mês de nascimento dos beneficiários. Já no Pasep, pago a servidores públicos, é usado o número final da inscrição.

Outra diferença diz respeito às entidades pagadoras: Caixa para o PIS e Banco do Brasil para o Pasep.

O QUE É O CODEFAT?

Criado em 1990, o Codefat é um órgão colegiado, de caráter tripartite e paritário, composto por representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo, que atua como gestor do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Dentre as atribuições importantes do conselho, estão elaborar diretrizes para programas e para alocação de recursos,  acompanhar e avaliar seu impacto social e propor o aperfeiçoamento da legislação referente às políticas.

Exerce também papel no controle social da execução destas políticas – no qual estão as competências de análise das contas do Fundo, dos relatórios dos executores dos programas apoiados, bem como de fiscalização da administração do FAT.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin