Esportes

Nos pênaltis, Argentina vence França e conquista Copa do Mundo

A partida ocorreu neste domingo (18) e valeu o tricampeonato mundial aos argentinos

Uma final histórica, com todos os elementos da eternidade. Assim, a Argentina conquistou o título da Copa do Mundo de 2022. A taça foi conquistada neste domingo (18), ao vencer a França nos pênaltis por 4 a 2 após empate em 3 a 3 no tempo normal e prorrogação, no Lusail, no Catar, se sagrando tricampeã, encerrando tabu de 36 anos: antes, tinha ganhado em 1978 e 1986.

O resultado foi conquistado com um grande jogo: Lionel Messi e Di Maria abriram o placar no 1º tempo, mas Mbappé deixou tudo igual na reta final. Nos acréscimos, as estrelas voltaram a brilhar: Messi fez um, enquanto Mbappé garantiu o empate no fim.

Nos pênaltis, o resultado foi 4 a 2. A Argentina converteu todas as cobranças com Messi, Dybala, Paredes e Montiel. Já a França fez com Mbappé e Kolo Muani, mas despediçou com Coman, que parou no goleiro Martínez, e Tchouaméni, que bateu para fora.

O JOGO

Em campo, os argentinos iniciaram com forte marcação e pressão em linhas altas. A primeira chegada foi de McAllister, em uma finalização forte da intermediária para defesa de Lloris. Aos 22, a pressão resultou em pênalti: Di Maria driblou Dembélé, recebeu contato e caiu na grande área. De pênalti, Messi abriu o placar na decisão: 1×0.

Com domínio absoluto do jogo, a Argentina ampliou aos 36. Em contra-ataque, Messi deixou Mac Allister livre. O volante avançou em velocidade e achou Di Maria livre, que bateu de primeira e ampliou o placar na grande área: 2×0. Assim, o comandante francês Deschamps mexeu no time antes do intervalo e colocou Thurram e Kolo Muani.

Legenda: Argentina e França protagonizaram um grande jogo, com posturas muito ofensivas em campo
Foto: divulgação / Fifa

Na volta do intervalo, os argentinos diminuíram o ritmo do jogo para impedir a reação francesa. O treinador Lionel Scaloni ainda tirou Di Maria e colocou Acuña para melhorar a recomposição da Argentina.

O cenário parecia resolvido, mas a França ressurgiu nos pés de Mbappé. Aos 34, em cobrança de pênalti, o atacante diminuiu. Já aos 36, um golaço, de voleio, após rápida troca de passes, deixando tudo igual e assumindo a artilharia do Mundial, com sete gols.

Deste modo, o jogo foi para a prorrogação. Aos 3 minutos do 2º tempo, em tabela, Lautaro bateu para defesa de Lloris. No rebote, Lionel Messi apareceu para desempatar e garantir o resultado: 3×2. Já aos 12, novo pênalti para a França, com Mbappé na bola, e o hat-trick do jovem de 23 anos, decretando o empate: 3×3.

ESCALAÇÕES

  • Argentina: Emiliano Martínez; Molina (Montiel), Romero, Otamendi e Tagliafico (Dybala); Enzo Fernández, De Paul (Paredes) e Mac Allister (Pezzella); Di Maria (Acuña), Messi e Álvarez (Lautaro Martínez). Técnico: Lionel Scaloni.
  • França: Lloris; Koundé (Disasi), Varane (Konaté), Upamecano e Theo Hernández (Camavinga); Tchouaméni, Rabiot (Fofana) e Griezmann (Coman); Dembélé (Kolo Muani), Mbappé e Giroud (Thurram). Técnico: Deschamps.

FICHA TÉCNICA | ARGENTINA x FRANÇA

  • Competição: Copa do Mundo de 2022 | Final.
  • Estádio: Lusail, em Doha, no Catar. 
  • Data: domingo (17), de dezembro.
  • Horário: 12h (de Brasília).
  • Árbitro: Szymon Marciniak (POL).
  • Gols: Messi aos 22′ 1T (1×0), Di Maria aos 36′ 1T (2×0), Mbappé aos 34′ 2T (2×1) e 36′ 2T (2×2), e Messi aos 3′ 2PR (3×2) e Mbappé aos 12′ 12PR (3×3).
  • Cartões amarelos: Enzo Fernández e Acuña (ARG); Thuram, Rabiot e Giroud (FRA).

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin