Moradores de Cascavel fazem protestos para impedir derrubada de árvores centenárias
Na manhã deste sábado, 12, uma ação chamou a atenção dos moradores de Cascavel, no interior do Ceará. A derrubada de mais de 30 árvores centenárias, consideradas patrimônio cultural e ambiental da Cidade, movimentou ativistas e a população local. Na propriedade privada estavam fixadas 32 árvores, que estão sendo arrancadas para dar lugar a um shopping no Centro de Cascavel.
A empresa responsável pela construção do novo empreendimento comercial já recebeu o laudo da Semace para realizar a retirada, desde que replante o mesmo número de árvores, para compensar a supressão das espécies retiradas do terreno.
A professora Patrícia Cândido, natural de Cascavel, foi uma das que resolveu se manifestar contra a ação. A militante se colocou na frente das escavadeiras para tentar parar o trabalho das máquinas. “A Cidade já vem com histórico grande de desmatamento desde o ano passado. Uma ação como esta é totalmente fora das ideias de sustentabilidade”, pontua a professora.
Alguns moradores, juntamente com Patrícia, estão fazendo uma vigília para tentar impedir a derrubada de 3 árvores restantes no terreno. Das 32, restaram apenas dois Benjamins frondosos e uma Mangueira. As máquinas já pararam os serviços por hoje, mas as atividades devem ser retomadas posteriormente.
“Eles podiam viabilizar um projeto em que a construção preservasse estas árvores, que estão aqui muito antes de nós. Mesmo com o replantio, estas espécies não são do tipo que vingam após dois meses, são árvores centenárias”, sugere Patrícia.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024