Gramado da Arena Castelão recebe primeiro corte após início da reforma; veja detalhes
Troca da grama começou em novembro de 2022
O primeiro corte do gramado da Arena Castelão teve início nesta segunda-feira (9). Esta etapa deve ser concluída já no dia seguinte, esta terça. Os trabalhos de reforma do campo do principal estádio do Ceará iniciaram ainda em novembro de 2022. A previsão de conclusão é no próximo mês de março.
O corte estimula o desenvolvimento da grama e permite o crescimento horizontal e homogêneo, fechando todos os espaços. Após esta etapa, haverá adubação mineral no campo.
“Aqui, nós tiramos tudo, até 70 cm, para olhar como estava a drenagem. Tivemos que substituir toda a drenagem, e fizemos melhor ainda. Dobramos a quantidade de dreno aqui no Castelão para ter a maior facilidade, quando houver chuvas volumosas, de um escoamento mais rápido. E aí, trocamos toda a parte de areia e brita. Trocamos toda a irrigação, e aí sim, no dia 18 [de dezembro], começamos a fazer o plantio da grama”, explicou Quintino Vieira, superintendente de Obras Públicas (SOP).
Após a adubação mineral, será colocada uma camada final de areia sobre o campo, chamado de ‘top press’. O material ajudará na fixação e no enraizamento da grama. Então, o campo seguirá sendo irrigado e adubado. A data para um novo corte da grama será definido após dez dias.
“O que estamos vendo aqui me deixa muito animado, porque está mais rápido do que o esperado. No entanto, só estará pronta para ser liberada para jogos na primeira semana de março, se ocorrer tudo como vem ocorrendo”, ressaltou Quintino Vieira.
A Arena Castelão foi o estádio mais utilizado na temporada de 2022. A praça esportiva recebeu 73 partidas, o que corresponde a uma média de 1 jogo a cada cinco dias, entre campeonatos nacionais e internacionais. A reforma do gramado teve início no dia 14 de novembro de 2022.
Com o estádio sendo usado em excesso, a troca do gramado e também da drenagem foram necessárias. Rogério Pinheiro, secretário de Esporte e Juventude, destaca a necessidade do uso moderado do campo.
“Estamos trabalhando dentro desse cronograma previsto. Quem está ditando as regras e os prazos é o próprio gramado. E a gente trabalha com esse calendário de março. (…) Nós precisamos salientar que precisamos ter uma utilização racional desse gramado. Não podemos ter o que aconteceu nas últimas temporadas, porque isso acaba prejudicando o gramado”, concluiu o secretário.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024