Esportes

Fortaleza goleia Santa Cruz pela Copa do Nordeste e termina na vice-liderança do Grupo A

As equipes se enfrentaram nesta quarta-feira (22), no estádio do Arruda

Fortaleza venceu o Santa Cruz por 4 a 0, nesta quarta-feira (22), pela 8ª e última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023. Já classificado, visitou o Arruda/PE, e conquistou placar com gols de Lucero, Lucas Crispim, Hércules e Moisés. Assim, terminou na vice-liderança do Grupo A, com 18 pontos – a ponta do chaveamento ficou com o Sport, com 19.

Nas quartas de final, em jogo único, enfrenta o Ferroviário, que ficou em 3º na mesma chave, com 13. Com melhor desempenho, o Leão tem o mando de campo no Clássico das Cores – data e horário ainda serão definidos, com a partida na Arena Castelão. Detalhe: um empate no duelo conduz a decisão da vaga para os pênaltis.

A LINHA DO TEMPO

0-15m do 1°T | O Fortaleza entrou em campo no 3-5-2 e abriu o placar com apenas 30 segundos. Thiago Galhardo enfiou para Lucero, que invadiu a área e chutou forte: 0x1. A resposta do Santa Cruz foi aos 2, com Pipico aproveitando corte errado da defesa leonina e finalizando para fora. Já aos 9, Fernando Miguel foi exigido em arremate de Dayvid. Assim, o jogo ficou movimentado.

15-30m do 1°T | Em busca do empate, o Santa Cruz ficou mais com a posse, enquanto o Fortaleza se armou para o contra-ataque, o que deixou a partida truncada e concentrada no meio-campo. Aos 22, Chiquinho arriscou da intermediária e mandou à esquerda de Fernando Miguel, para fora. O Leão se apresentou recuado e produziu pouco ofensivamente após inaugurar o placar no Arruda.

Legenda: O Fortaleza apresentou dificuldade no sistema ofensivo após abrir o marcador contra o Santa Cruz
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza

30-49m do 1°T | O Santa Cruz seguiu melhor na partida, com mais volume e explorando os lados do campo. Apesar da pressão, não transformou as investidas em muito perigo, sempre concentrando os lances no atacante Lucas Silva pela esquerda. Deste modo, o resultado parcial foi mantido.

Intervalo

0-15m do 2°T | Na volta do intervalo, o panorama foi o mesmo: posse do Santa Cruz. O Fortaleza ficou com linhas baixas e explorou a transição. No duelo de estratégias, o time cearense teve duas grandes chances: Galhardo chutou para fora aos 5, enquanto Pikachu parou em defesa de Michael aos 7. No âmbito defensivo, com placar favorável, o Leão se fechou compacto com linha de cinco.

15-30m do 2°T | O Fortaleza cresceu no jogo. Aos 16, Lucas Crispim ampliou em cobrança de falta, desviada na barreira: 0x2. Aos 21, em contra-ataque, Hércules marcou mais um: Galhardo chutou para defesa de Michael, Pikachu carimbou a trave e a bola sobrou para o volante converter. Com o cenário positivo, Vojvoda mexeu na equipe e colocou Benevenuto, Romarinho e Zé Welison.

Legenda: O Fortaleza dominou o Santa Cruz com grande atuação coletiva fora de casa
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza

30-49m do 2°T | Na reta final, o Fortaleza diminuiu o ritmo, cedendo espaços. Com mais liberdade, Gedoz e Anderson Paulista chutaram para as defesas de Fernando Miguel. Nos minutos finais, Vojvoda chamou Moisés, que voltou a atuar após três meses por conta de contusão. No primeiro toque na bola, aos 41, em transição, o atacante recebeu de Pikachu e fechou o placar: 0x4.

ESCALAÇÕES

  • Santa Cruz | Michael; Jefferson Feijão (Baraka), Alemão, Ítalo Melo e Ítalo Silva; Arthur, Anderson Paulista (Jadson) e Chiquinho (Felipe Gedoz); Pipico, Lucas Silva (Gabriel Popó) e Dayvid (Ariel).  Técnico: Ranielle Ribeiro. 
  • Fortaleza | Fernando Miguel; Brítez, Ceballos e Titi (Benevenuto); Lucas Crispim, Lucas Sasha, Hércules (Zé Welison), Calebe (Moisés) e Pikachu; Lucero (Silvio Romero) e Thiago Galhardo (Romarinho). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

FICHA TÉCNICA | SANTA CRUZ 0 X 4 FORTALEZA 

  • Competição: Copa do Nordeste – 8ª rodada
  • Estádio: Arruda, em Recife.
  • Quando: 22/03/2023.
  • Horário: 21h30 (de Brasília).
  • Árbitro: Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL).
  • Gols: Lucero aos 1′ 1T (0x1), Lucas Crispim aos 16′ 2T (0x2), Hércules aos 21′ 2T (0x3) e Moisés aos 41′ 2T (0x4).
  • Cartões amarelos: Ítalo Melo, Ítalo Silva, Alemão e Pipico (Santa Cruz); Brítez (Fortaleza).

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin