Sobral

Evento no Parque Lagoa da Fazenda encerra XIV Semana da Pessoa com Deficiência

A Semana teve início com intervenções de acessibilidade em espaços públicos e privados

A Tardezinha Eficiente no Parque Lagoa da Fazenda encerrou, nesta sexta-feira (23/09), as atividades da XIV Semana da Pessoa com Deficiência de Sobral. Na ocasião, foram realizadas atividades com paratletas sobralenses, apresentações culturais com pessoas com deficiência, piquenique e outras ações.

A Semana teve início com intervenções de acessibilidade em espaços públicos e privados, na segunda-feira (19/09), na Faculdade Luciano Feijão (FLF) e Casa do Cidadão. Nestas visitas, pessoas com deficiência testam os espaços e atestam se a acessibilidade é adequada ou não. Uma oficina de Libras, no Colégio Farias Brito e ação sobre acessibilidade nas urnas feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) completaram a programação.

Na terça-feira (20/09), o dia começou com uma visita da secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sobral, onde gravou uma entrevista para a TV sobre a Semana da Pessoa com Deficiência e se reuniu com diretoras e a fundadora da instituição, Conceição Pontes. Ainda no mesmo dia, conselheiros municipais da pessoa com deficiência (PcD) concederam entrevista de rádio. Também foi realizada uma ação de inclusão cultural em parceria com a Casa do Capitão-Mor.

Na quarta-feira (21/09), foi realizado seminário sobre o tema da campanha na FLF. O evento foi transmitido por meio do Youtube da Sedhas. Na quinta-feira (22/09), aconteceu o Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência (Foped), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que reuniu pessoas com deficiência, servidores e membros de entidades sociais. Outros eventos eventos marcaram o dia: Oficina do Trabalho, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE); panfletagem sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Casa do Autista; e roda de conversa sobre “Diálogos e construções sobre sexualidade e gênero da pessoa com deficiência”, na FLF. Durante a noite, uma ação cultural da Associação dos Surdos de Sobral (Assol) ocupou o Boulevard do Arco.

Na sexta-feira (23/09), antes do encerramento, o Centro de Reabilitação de Sobral promoveu roda temática intitulada “Os ostomizados importam”. No decorrer de toda a programação, as escolas municipais realizaram ações educativas sobre a temática.

A XIV Semana da Pessoa com Deficiência de Sobral teve organização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDS), da Casa do Autista, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sobral, do Centro de Formação do Surdo Dom Fernando Saburido (Cefas), do Grupo Mães Amigas, da Associação Sobralense de Paradesporto (Aspa) e da Associação dos Surdos de Sobral (Assol), com articulação do Núcleo da Pessoa com Deficiência e Idosa da Coordenadoria dos Direitos Humanos.

As ações envolveram as secretarias dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), da Saúde e da Educação.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral/Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social
Jornalista responsável: Marcos Araújo (MTB 3837/CE)
Contato: (88) 99208-3794

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin