Educação

Escola Francisco Monte atende aos critérios ‘excelência com equidade’ em 2013 e 2015

A Escola Francisco Monte atende aos critérios ‘excelência com equidade’ em 2013 e 2015 Só 31 escolas públicas brasileiras que atendem alunos de baixo nível socioeconômico do ciclo 1 do ensino fundamental conseguiram manter a excelência do ensino ao longo de três edições consecutivas de uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA, a partir de dados da Prova Brasil. O resultado da última análise, referente a 2015, foi divulgado nesta terça-feira (19).

O estudo aponta que, entre 2011 e 2015, mais de 80% das escolas que perderam a condição de excelência tiveram também uma diminuição no Ideb. O segundo critério que mais contribuiu para a queda de escolas no topo da qualidade foi o desempenho insuficiente em matemática, o que ocorreu com 63% dos alunos. Outros 35% tiveram desempenho insuficiente em língua portuguesa.

Ceará tem maior número de escolas contempladas

O mapeamento aponta que o estado do Ceará tem o maior número de escolas de baixa renda classificadas como excelentes. São 84 unidades que atendem alunos dos anos iniciais, com destaque para a cidade de Sobral, onde estão 19 escolas. Outras 31 escolas cearenses para estudantes do segundo ciclo do fundamental de baixa renda estão na lista de excelência – seis delas, em Sobral.

Para os anos iniciais do ensino fundamental, independente do nível socioeconômico, outros três estados se destacam: São Paulo, Paraná e Minas Gerais. São Paulo agregra também o maior número de escolas excelentes com alunos de alta renda (21).

Em contrapartida, em estados como Amapá, Bahia, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe não foram identificados nenhum bom exemplo de escola de anos iniciais, independepente da condição socioeconômica dos alunos. Nos anos finais, no Acre, no Alagoas, no Amapá, no Mato Grosso, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, na Roraima, em Rondônia, em Sergipe e no Tocantins também não foram classificadas escolas exemplares.

Escolas que atendem aos critérios ‘excelência com equidade’ em 2013 e 2015

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (10 escolas)

Escola – estado – cidade – rede

  • Aquiles Peres Mota – Ceará – Carnaubal – municipal
  • Inácio de Barros Neto – Ceará – Russas – municipal
  • Francisco Monte – Ceará – Taperuaba/Sobral – municipal
  • Armando Ziller – Minas Gerais – Belo Horizonte – municipal
  • Eduardo Senedese – Minas Gerais – Juruaia – estadual
  • João Nunes Ferreira – Minas Gerais – Lambari – estadual
  • Povoado Lagoa de Baixo – Minas Gerais – Rubelita – estadual
  • Rodrigues Alves – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – municipal
  • Rotary – Rio Grande do Norte – Mossoró – municipal
  • Professora Hebe de Almeida Leite Cardoso – São Paulo – Novo Horizonte – municipal

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Rosana Teofilo

Editora, Radialista profissional e presidente da Taperuaba 98,7 FM

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