Escola de Sobral é selecionada para participar de projeto nacional de Robótica Espacial
As aulas do curso acontecem num ambiente virtual, com sistema de autoaprendizagem, que combina teoria e prática sobre robótica
A Escola Municipal de Tempo Integral Edgar Linhares, localizada no bairro Residencial Nova Caiçara, em Sobral, é uma das 250 instituições de ensino do Brasil selecionadas para participar do projeto-piloto “Robótica Espacial”, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com a Agência Espacial Brasileira (AEB). No Ceará foram selecionadas oito escolas para participar do projeto, que teve seu lançamento oficial na segunda-feira (10/05).
Em Sobral, 25 estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Edgar Linhares irão integrar o projeto, realizado totalmente de forma digital, que usará simuladores para que os alunos vivenciem, de forma realista, a criação e montagem de um robô “Rover Lunar”, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA.
As aulas do curso acontecem num ambiente virtual, com sistema de autoaprendizagem, que combina teoria e prática sobre robótica. “Fazer parte dos alunos selecionados na escola para participar do projeto é uma honra. Espero aproveitar ao máximo cada ensinamento oferecido”, disse a estudante Dávila Vasconcelos.
Na plataforma, os estudantes irão aprender com o uso de simuladores de ferramentas mecânicas, microcontroladores, protoboards, motores e de sistemas elétricos, entre outros, para que possam montar e programar o “Rover Lunar”.
Currículo de Ciências
O projeto dialoga com o novo currículo de Ciências da rede municipal de ensino de Sobral, lançado em dezembro de 2020, que traz as melhores práticas e experiências internacionais para a aprendizagem “mão na massa”.
Inspirada no movimento maker, nasceu a metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), usada no projeto, que pressupõe processos de investigação, inovação e criatividade para encontrar soluções para problemas, habilidades essenciais na educação do século XXI.
Saiba mais AQUI
- Novo Ensino Médio: o que ajuda e desafia a implantação das mudanças nas 754 escolas públicas do CE - 24/03/2024
- Novo Ensino Médio: veja como ficará formato após aprovação de lei na Câmara Federal - 20/03/2024
- Alunas do Ceará são únicas meninas a representar o Brasil em Olimpíada de Química na China - 07/03/2024