Sobral

Escola de Saúde Visconde de Saboia realiza Educação Permanente sobre arboviroses

O objetivo foi capacitar esses profissionais para atuação no combate e prevenção às arboviroses junto à população

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), realizou nos dias 28, 29 e 30 de junho atividades de Educação Permanente para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da sede e dos distritos. O objetivo foi capacitar esses profissionais para atuação no combate e prevenção às arboviroses junto à população.

Os ACS têm papel de grande importância na promoção da educação em saúde graças ao forte vínculo comunitário que mantêm. Uma vez que estão atuando direto nos territórios, eles podem identificar situações críticas mais rapidamente e realizar os procedimentos necessários.

As arboviroses, em especial a dengue, zika chikungunya e a febre amarela, constituem um grave problema de saúde pública, decorrente do elevado potencial epidêmico associado à proliferação do mosquito aedes aegypti.

Capacitar os Agentes Comunitários de Saúde para que possam orientar e apoiar a comunidade sobre o problema das arboviroses na identificação de sintomas, riscos e gravidade, no combate ao mosquito é uma das estratégias fundamentais para o cuidado com a saúde e vida da nossa população.

Os momentos de educação permanente foram realizados através da plataforma Google Meet, com participação e integração de todos os ACS, facilitados pelas docentes Silvinha Costa e Socorro Teixeira.

Foram abordados temas relevantes para o cuidado do ACS com as arboviroses, como a identificação de casos suspeitos, sinais e sintomas de alerta de casos graves e orientações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti em seus territórios.

Os participantes avaliaram como um momento rico de aprendizagem, propiciando sensibilização e apoio na organização das atividades de combate ao mosquito.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin