Defesa Civil de Sobral acompanha instalação da Estação Sismológica no distrito do Jordão
O novo equipamento vai permitir que o laboratório tenha acesso aos dados em tempo real
A Defesa Civil de Sobral acompanhou a instalação do novo sismógrafo no distrito de Jordão, na quarta-feira (15/03). O aparelho, que detecta as oscilações na terra, desde pequenos abalos até os maiores, foi instalado pelo Mestre em Geofísica, Eduardo Menezes, do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O novo equipamento vai permitir que o laboratório tenha acesso aos dados em tempo real. O ponto de instalação foi escolhido a partir de critérios técnicos, considerando um melhor posicionamento geográfico e as condições básicas de segurança.
O coordenador da Defesa Civil de Sobral, Rinaldo Nogueira, comenta que o aparelho já está operando e com envio de dados para o laboratório. “A visita foi para fazermos os ajustes finais da implementação da estação, executada em parceria com a Secretaria de Infraestrutura”, explicou Rinaldo.
ABALOS SÍSMICOS
No último sábado (19/03), foi registrado um tremor de terra de magnitude 1,5 mR, na região da Meruoca. O abalo foi identificado pela nova Estação Sismológica instalada no distrito do Jordão.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024