Ceará confirma 1º caso de raiva humana em quatro anos
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou na última terça-feira, 25, o primeiro caso de raiva humana no Ceará, após quatro anos sem registro da doença. O paciente é um agricultor de 37 anos, que foi mordido por um morcego no município de Iracema e depois internado no Hospital São José de Doenças Infecciosas, em Fortaleza.
O último caso de raiva humana no Estado havia sido registrado em 2012, transmitido por um soim, em Jati. Agora, o resultado laboratorial do Instituto Pasteur deu positivo para o vírus da doença que circula em morcegos hematófagos.
De 2012 até setembro de 2016, a Sesa registrou 151.089 casos de agressões desses animais contra humanos. O agricultor foi agredido pelo morcego, no último dia 16 de setembro, enquanto dormia, conforme relato dele aos profissionais de saúde. Ele disse que foi mordido no pé esquerdo, matou o animal e depois fez o descarte da carcaça.
A raiva humana tem alta taxa de mortalidade, conforme a infectologista e diretora do hospital São José, Tânia Mara Coelho. “Ele chegou na última quinta-feira, e todo o procotolo do Ministério da Saúde está sendo seguido.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024