Ceará: chuvas devem reduzir e acontecer de forma pontual neste fim de março, diz Funceme
Principal sistema indutor de chuvas neste período do ano, está mais afastado do Estado
Após uma semana de chuvas intensas que provocaram estragos em moradias e rodovias, as precipitações devem ter acumulados “menos expressivos” nos próximos dias, de acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Por enquanto, há condições para céu variando entre parcialmente nublado e poucas nuvens com chuvas isoladas em todas as macrorregiões.
As únicas áreas que podem receber precipitações “relativamente maiores” são o noroeste do Estado (onde estão localizadas as regiões do Litoral Norte e a Ibiapaba) e o norte do Sertão Central e Inhamuns.
Entre a madrugada e a manhã de sexta-feira (24), esperam-se chuvas na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns. No restante do dia, as precipitações tendem a se concentrar no Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba.
Para o próximo sábado (25), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões.
Segundo a Fundação, as precipitações mais reduzidas em relação à última semana se devem às áreas de instabilidades provenientes do leste do Nordeste e aos efeitos locais, tais como, sistema de brisa, relevo, disponibilidade de umidade e temperatura.
A Zona de Convergência Intertropical (Zcit), principal sistema indutor de chuvas neste período do ano, encontra-se mais afastada do Estado.
A previsão acompanha os dados oficiais colhidos pelo órgão. Entre a terça (21) e a quarta (22), choveu em 162 dos 184 municípios cearenses. Já no período entre a quarta e a quinta (23), em apenas 88.
- Prefeitura Municipal de Sobral apresenta à CDL serviços para a população em situação de rua - 19/06/2024
- Mais de 20 mil torcedores estão confirmados em jogo entre Ceará e Coritiba na Série B - 29/05/2024
- Casa da Economia Solidária comemora 10 anos com ações para grupos solidários e Feira Solário - 29/05/2024