Sobral

CAPS Damião Ximenes Lopes completa 22 anos com 1.400 acompanhamentos

Apesar de ter sido inaugurado formalmente apenas em 2005, o serviço está em funcionamento desde o dia 06 de julho de 1999

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Damião Ximenes Lopes completa, neste mês de julho, 22 anos de atuação no município. O equipamento realiza o acompanhamento às pessoas em intenso sofrimento psíquico com transtornos mentais severos e persistentes, desenvolvendo atividades de integração familiar e comunitária, evitando a estigmatização e o isolamento social, além de atividades que propiciem o exercício da cidadania.

De acordo com a gerente do CAPS, Roseane Rocha, os trabalhos são realizados de forma humanizada e, atualmente, são realizados aproximadamente 1.400 acompanhamentos. “O CAPS possui um papel estratégico na articulação e na construção de redes sociais de seus usuários, cumprindo a sua função de assistência direta, assim como compartilhando o cuidado em rede, trabalhando de maneira intrasetorial com as equipes da Estratégia de Saúde da Família, promovendo a vida comunitária e a autonomia dos usuários, buscando também articular-se com outros setores”, disse a gerente.

Ela explica ainda que, além dessa promoção da autonomia do indivíduo, o CAPS promove a integração social e familiar, já que não retira a pessoa da comunidade de origem para receber o tratamento. O acompanhamento é realizado por uma equipe multidisciplinar e, além do encaminhamento por parte dos Centros de Saúde da Família, o equipamento também atende demanda espontânea da população, que vai até o local em busca de acompanhamento.

Apesar de ter sido inaugurado formalmente apenas em 2005, o serviço está em funcionamento desde o dia 06 de julho de 1999. O serviço foi cadastrado pelo Ministério da Saúde, recebendo a classificação tipo II em 2002, através da Portaria Nº 336. Além do CAPS Geral, Sobral conta também com um CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD), especializado no tratamento de pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin