Sobral

Audiência pública na Câmara Municipal abre programação da V Semana da Consciência Negra

O evento contou com participação de povos de terreiro, quilombolas, ciganos, servidores públicos da Prefeitura e da Câmara

Foi realizada, nesta terça-feira (16/11), audiência pública na Câmara Municipal, com o objetivo de discutir a temática da V Semana da Consciência Negra de Sobral. O evento foi realizado por requerimento do vereador Raimundo Carneiro Portela (PT), que fez a condução dos trabalhos.

O evento contou com participação de povos de terreiro, quilombolas, ciganos, servidores públicos da Prefeitura e da Câmara, de artistas e da imprensa. Nos intervalos, as intervenções culturais de Preta, do “Slam das Cumadi”, e de Martônio Holanda, com apoio de Edson Rocha, artistas negros, chamaram os presentes à reflexão sobre os estigmas vivenciados pela comunidade negra. Foi realizada também a entrega de certificados a personalidades que contribuem para a cultura do povo negro e participam dos movimentos pela igualdade racial.

O coordenador dos Direitos Humanos da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), Chiquinho Silva homenageou representantes do povo negro e destacou, em sua fala, a importância da inclusão da atividade no calendário das ações do município. “A Semana da Consciência Negra já vinha acontecendo desde 2017 por meio da Coordenadoria dos Direitos Humanos da Sedhas, mas com a sanção da lei 2.140 pelo prefeito Ivo Gomes, a ação passa a integrar oficialmente o calendário do município”, pontuou.

Na mesa, estiveram, além do vereador Raimundo Carneiro, o coordenador Chiquinho Silva e a assessora especial do Governo do Ceará, Mártir Silva, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Ceppir). Claudine Carneiro representou a secretária da Saúde, Regina Carvalho. Povos de terreiro, quilombolas e ciganos também tiveram representações na mesa.

Em viagem ao Sudeste do país com o prefeito Ivo Gomes e outros secretários, a secretária titular da Sedhas, Andrezza Coelho, foi representada pelo coordenador da Assistência Social, Sávio Baiá. Já a vice-prefeita Christianne Coelho, que se recupera de uma cirurgia, foi representada pelo articulador do Selo Unicef, Emídio Silva.

Comentários

Comentários

Marcio Sousa

Editor chefe, Radialista profissional e Diretor de Programação da Taperuaba 98,7 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin