Competências socioemocionais serão incluídas no currículo das escolas de Sobral
Planejando os próximos passos da inclusão das competências socioemocionais no currículo da rede pública municipal de ensino de Sobral, o secretário da Educação, Herbert Lima, e coordenadoras da Secretaria participaram da primeira reunião de governança, realizada na terça-feira (7/11), com especialistas do Instituto Ayrton Senna, parceiro do município na implementação das competências para o século 21.
Já foram realizadas algumas ações, como o workshop de apresentação da metodologia “Diálogos Socioemocionais”, que contou com a participação de profissionais da Secretaria da Educação e da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), no início de outubro; e a aplicação de um questionário com 1.236 estudantes das escolas Gerardo Rodrigues (355 alunos), Maria José Santos Ferreira Gomes (313 alunos), Trajano de Medeiros (281 alunos) e no Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão (287 alunos).
Ainda serão realizados: uma reunião de trabalho com gestores da Secretaria e do Instituto Ayrton Senna, no dia 23 de novembro; treinamentos com os formadores da Esfapege, que irão repassar os conteúdos das competências socioemocionais para os professores da Rede Municipal de Ensino, a partir de 2018; e a formação de sensibilização com diretores, coordenadores e orientadores escolares, que terá início em janeiro de 2018.
Competências Socioemocionais
Para além das habilidades clássicas, como saber ler, escrever, resolver cálculos, a escola irá trabalhar para o desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes, preparando-os para se relacionarem consigo mesmos, com os outros, com objetivos de vida, enfocando aspectos complexos como responsabilidade, pensamento crítico, colaboração, abertura para o novo e capacidade de resolver problemas e de gerir emoções.
Participaram da reunião o secretário da Educação, Herbert Lima, a coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica (Codepe), Jamille Fonteles, a coordenadora de Ensino Fundamental, Edna Lima; a diretora da EDULAB21, do Instituto Ayrton Senna, Tatiana Figueiras; a gerente de projetos do EDULAB21, Laura Piso e a gerente executiva de Educação do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil.
- Novo Ensino Médio: o que ajuda e desafia a implantação das mudanças nas 754 escolas públicas do CE - 24/03/2024
- Novo Ensino Médio: veja como ficará formato após aprovação de lei na Câmara Federal - 20/03/2024
- Alunas do Ceará são únicas meninas a representar o Brasil em Olimpíada de Química na China - 07/03/2024